OBJETIVOS DO CURSO
Este novo curso de mestrado assume-se como uma formação que pretende aprofundar conhecimentos na área das Ciências da Educação e competências para integração no mundo do trabalho. O curso visa a formação de profissionais qualificados, com base no contacto com a diversidade de contextos educativos formais, não formais e informais e na construção e desenvolvimento de processos de investigação/ação/intervenção, sempre enquadrados num conjunto de procedimentos eticamente corretos.
Desta forma o curso destina-se a recém-licenciados em Ciências da Educação e da Formação, mas também a profissionais que trabalhem e tenham interesse na intervenção nos diversos domínios da educação, em contextos variados: i) intervenção socioeducativa; ii) educação não formal e informal; iii) educação e aprendizagem dos cidadãos mais velhos; iv) conceção, gestão e avaliação de programas e projetos; v) educação para a cidadania; vi) educação de jovens e adultos; vii) dinâmicas e políticas sociais.
Para possibilitar a frequência do curso a estudantes não-tradicionais e trabalhadores em instituições da sociedade civil, o mestrado funcionará em regime Pós-Laboral. No 2º ano do curso os estudantes poderão escolher, conforme a sua situação particular, realizar uma dissertação tradicional; realizar um estágio (mais apropriado para estudantes jovens que precisem de experiência profissional); ou a realização de um trabalho de projeto (mais adequado para quem já trabalhe na área e queira promover a melhoria da instituição, numa dinâmica de investigação-ação).
- Criação do Mestrado em Ciências da Educação - Despacho nº.3853/2017, 2ª Série, de 08/05/2017