1. proporcionar formação avançada aos profissionais da área, permitindo-lhes uma melhoria nas suas intervenções;
2. dotar os profissionais de conhecimentos de base, de forma a que estejam habilitados a utilizar equipamentos, processos e aplicações computacionais da área do processamento digital de voz;
3. aprofundar conhecimentos em áreas como a Fonética e promover uma iniciação à investigação nessas áreas;
4. alargar conhecimentos e promover a investigação sobre a produção e percepção de voz/ fala (normal e patológica);
5. dotar os profissionais de competências indispensáveis ao planenamento, realização e análise dos resultados de estudos;
6. alargar os seus horizontes a áreas relacionadas, como a Neurologia e a Imagiologia;
7. desenvolver estudos quantitativos e modelos da produção e percepção da fala/voz;
8. contribuir para o desenvolvimento da tecnologia, das ciências ligadas à fala e audição e para o aperfeiçoamento de métodos e técnicas de diagnóstico e reabilitação.
saídas profissionais
O Mestrado tem como grande objectivo a promoção da aproximação entre a universidade e o tecido social. Na generalidade, os alunos exercem actividade profissional a tempo inteiro e as competências adquiridas e trabalhos realizados contribuem para um melhor desempenho da sua actividade.
Pretende-se que todos os trabalhos de Dissertação tenham grande relação com as necessidades sociais do país. O aumento de conhecimentos e competências em áreas como o Autismo, Voz de pacientes com Traumatismos Cranianos e Problemas Auditivos em crianças são da máxima relevância social e contribuirá para uma ainda maior inserção e valorização dos profissionais das áreas englobadas nas Ciências da Fala e da Audição nas equipas de unidades de saúde, fornecedores privados de serviços na área da saúde, organizações do sistema educativo (ex: agrupamentos escolares) e serviços de apoio disponibilizados por autarquias.