Mestrado em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio [ECATI]

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Mestrado em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio [ECATI]

  • Objectivos Estudar e aprofundar as complexas problemáticas comunicacionais das pessoas com problemas sensoriais, cognitivos, motores, patologias neurogénicas da comunicação e outros, bem como das que evidenciam hiperdotação, e desenvolver a ajustada investigação científica que estruture estratégias que garantam a viabilização de novos objetivos e novas abordagens em comunicação aumentativa e alternativa e em tecnologias de apoio às diferentes dificuldades ou desvantagens sociocomunicacionais e de interação;

    Desenvolver um novo paradigma dos handicaps, possibilitando uma atualizada conceptualização dos fundamentos, organização e interpretação dos fenómenos das desvantagens ou condicionantes comunicacionais, no que concerne à sua natureza, causas, experienciação individual, grupal e social, mediante a estruturação e desenvolvimento de diferentes respostas ao nível teórico/empírico e metodológico;

    Redimensionar, através das cruciais análises/interpretações e intervenções transversais, as desvantagens ou condicionantes comunicacionais e transformá-la(s) numa(s) questão(ões) a resolver num processo lúcido no seio da sociedade, num quadro de uma mais apropriada compreensão e consequente intercompreensão das respostas políticas, sociais, científicas, tecnológicas, práticas, profissionais e de experiência pessoal;

    Investigar e promover a concretização de níveis de consciência individual e coletiva que garantam, sob o primado do valor humano e social da pessoa e da comunidade, os contextos, as organizações, os centros de realização do conhecimento e de disseminação do saber e do saber-fazer adequados à complexidade comunicacional das pessoas com deficit ou superavit específicos na comunicabilidade e interação na vida social;

    Investigar, avaliar e credibilizar cientificamente as vantagens da tecnologização da comunicação aumentativa e alternativa e dos modelos comunicacionais específicos de acesso aos diversos discursos;

    Investigar e definir metodologias e estratégias para a implementação dos conceitos de educomunicação, pedagogia e cultura inclusivas, numa perspetiva ecológica de igualdade de oportunidades na família, na escola, na sociedade, no emprego e qualidade de vida;

    Investigar, edificar e/ou diligenciar a instituição e aplicação de estratégias e objetivos para suprir as graves lacunas nacionais (quiçá por extensão nos Países Lusófonos e da Europa) no que se refere à formação de professores e técnicos especializados nas diferentes tipologias comunicacionais do quadro das dificuldades sociocomunicacionais e de interação específicas dos cidadãos, através de uma parametricidade sólida, para uma didática comunicacional especializada, visando a comunicação interpessoal sem barreiras, com disciplinas laboratoriais e experimentais sob a responsabilidade de docentes/investigadores especialistas, de reconhecida competência científica, tecnológica e pedagógica.
  • Conteúdo A Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias oferece um Mestrado em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio, transversal e consubstanciado no desenvolvimento sensorial e cognitivo, social e comunicacional, da autonomia, independência e interação das pessoas com as mais diversas tipologias de deficiência, incluindo, no currículo do curso, formação em:
    - Língua Gestual Portuguesa;
    - Aplicação da Língua Gestual aos diversos ramos do saber;
    - Língua Gestual e Escritas Alternativas na palma da mão;
    - Comunicação Pictográfica;
    - Braille aplicado à Língua Portuguesa e a outras línguas, bem como às diferentes grafias científicas;
    - Patologias Neurogénicas da Comunicação e Comunicação Aumentativa/Alternativa nas diversas áreas da deficiência, designadamente na cegueira, surdez, surdocegueira e sindromas inibidores dos sistemas de comunicação impeditivos do uso da língua oral;
    - Promoção e orientação da adequabilidade de serviços e equipamentos públicos e privados a quem não pode andar, ver e/ou ouvir, falar, escrever ou ler.

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