Mestrado em Comunicação e Tecnologias da Educação

Solicite informação

Mestrado em Comunicação e Tecnologias da Educação

  • Objectivos O programa de Pós-graduação e Mestrado procura responder às necessidades de formação de todos os profissionais de Educação desde o Pré-escolar ao Ensino Superior, possibilitando um aprofundamento da formação inicial e preparando os candidatos para o advento da sociedade da informação e da comunicação.
    Tem como objectivos:
    - Formar Educadores de Infância, professores do Ensino Básico e Ensino Secundário para o exercício de funções no que concerne à concepção, realização e avaliação de recursos didácticos;
    - Participar de forma activa na criação de uma sociedade liberta de procedimentos orientados por qualquer forma de info-exclusão;
    - Desenvolver um espírito crítico frente a uma sociedade cada vez mais comandada pelas Novas Tecnologias da Informação e Comunicação;
    - Concorrer para o desenvolvimento de acções que envolvam todos os que integram a comunidade educativa local;
    - Incrementar uma relação estreita entre a Universidade e todas as instituições locais de educação, aprofundando o vínculo estabelecida com aquelas com quem tem havido cooperação no âmbito da formação prática das licenciaturas de educação de infância e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e das licenciaturas em ensino;
    - Promover uma educação para os media;
    - Favorecer o desenvolvimento de competências e saberes que promovam a construção da autonomia das escolas e dos respectivos projectos educativos;
    - Incentivar processos de mudança quer nas escolas, quer nos territórios educativos;
    - Favorecer a investigação e inovação na educação;
    - Promover o desenvolvimento da formação de professores na área de especialização de Comunicação e Tecnologia Educativas.
  • Dirigido a São admitidos à candidatura a curso:
    - Os Educadores de Infância e os Professores profissionalizados do Ensino Básico e do Ensino Secundário titulares de uma licenciatura ou grau equivalente, com classificação mínima de 14 valores;
    - Os titulares de licenciatura, ou grau equivalente, que confira habilitação profissionalizante para a docência na Educação de Infância, no Ensino Básico ou no Ensino Secundário, com classificação mínima de 14 valores;
    - Os Docentes do ensino superior, universitário e politécnico, que sejam titulares de uma licenciatura, com classificação mínima de 14 valores.

    Excepcionalmente, em casos devidamente justificados pela Comissão Directiva do Mestrado poderá autorizar a admissão de candidatos cujo currículo demonstre uma adequada preparação pedagógica e científica, embora na licenciatura tenham classificação inferior a 14 valores.
  • Titulação Mestrado em Comunicação e Tecnologias da Educação
  • Conteúdo Condições de Acesso:  

    São admitidos à candidatura a curso:
    - Os Educadores de Infância e os Professores profissionalizados do Ensino Básico e do Ensino Secundário titulares de uma licenciatura ou grau equivalente, com classificação mínima de 14 valores;
    - Os titulares de licenciatura, ou grau equivalente, que confira habilitação profissionalizante para a docência na Educação de Infância, no Ensino Básico ou no Ensino Secundário, com classificação mínima de 14 valores;
    - Os Docentes do ensino superior, universitário e politécnico, que sejam titulares de uma licenciatura, com classificação mínima de 14 valores. 

    Excepcionalmente, em casos devidamente justificados pela Comissão Directiva do Mestrado poderá autorizar a admissão de candidatos cujo currículo demonstre uma adequada preparação pedagógica e científica, embora na licenciatura tenham classificação inferior a 14 valores. .


     

Outro curso relacionado com tecnologia educativa