Mestrado em Design

Solicite informação

Mestrado em Design

  • Objectivos Com este mestrado pretende-se que o formando ganhe de forma aprofundada, numa primeira instância, a consciência dos vários níveis (escalas) em que a sua intervenção profissional se pode situar – design e estratégia, design e identidade, design e tecnologia – independentemente do sector de actividade onde essa intervenção aconteça.





























































    Na relação entre design e estratégia incluem-se preocupações que configuram pensamento e projecto tendo por objectivo o estudo e desenvolvimento de um território, a visão sistémica do design sobre produtos e serviços ou, de modo mais circunscrito, a gestão do design.





























































    Em design e identidade prendem-se todas as tipologias de problemas que decorrem da concepção e organização da dimensão comunicativa das empresas, nomeadamente a concepção e gestão das marcas, assim como outras unidades de sentido com valor emblemático como seja o design de autor, em que a "autoria" traduz um argumento gerador de forma.





























































    A dimensão conceptual que a relação entre design e tecnologia traduz, situa-se directamente no desenvolvimento de um produto ou serviço e corresponde a uma visão mais operativa e tradicional do design na perspectiva dos limites materiais e tecnológicos.





























































    Numa segunda instância, pretende-se, em função do perfil e das escolhas de cada formando, desenvolver a sua cultura, o seu pensamento e a sua capacidade projectual no âmbito de um dos níveis referidos atrás e que correspondem aos três ramos oferecidos pelo mestrado que agora se propõe.





























































    Por último este mestrado aposta numa grande variabilidade de percursos formativos de modo a dar uma resposta adequada, quer às alterações frequentes e previsíveis do mercado de trabalho, quer às diferentes dinâmicas de investigação na área científica do design e da Universidade de Aveiro considerada no seu todo.
  • Dirigido a Estão em condições de concorrer à frequência do mestrado todos os licenciados em design, nos regimes pré e pós protocolo de Bolonha (totalizando um mínimo de 180 ECTS).





























    A Direcção do Curso reserva-se o direito de seriar os candidatos de acordo com o seu desenvolvimento académico/profissional e cultural.





























    Os interessados deverão preparar portefólio que esclareça tanto quanto possível as aptidões desenvolvidas bem como a consciência crítica sobre o exercício da profissão.
  • Conteúdo A abordagem ao design é estruturada em três escalas que se traduzem em três grandes áreas de desenvolvimento projetual – design e estratégia, design e identidade, design e tecnologia. Do geral para o particular considera-se a dimensão estratégica do design contribuindo para o planeamento do território, área sob a tutela da docente Cláudia Albino. Num segundo domínio, identificam-se os processos de representação identitária, nomeadamente através do exercício de 'branding' como argumento estrutural na conceção de produtos, dispositivos e serviços. Esta área é orientada pelo docente Francisco Providência.  O terceiro domínio visa uma maior especificidade na resposta ao mercado pela conceção de novos artefactos orientados quer para a sua reprodução industrial quer pela integração tecnológica de outras áreas disciplinares quer ainda respondendo à especificidade de novas necessidades. Este terceiro domínio é tutelado pelo docente Paulo Bago d'Uva.O contacto teórico obrigatório dos alunos (1º semestre, 1º ano) com estas três dimensões do design (design de serviços, identidade e produto) deverá despertar nos discentes um interesse específico de investigação a desenvolver nos semestres subsequentes nas disciplinas de projeto. A exploração científica dos temas escolhidos e sua projeção para tema de dissertação ficará sempre sujeita à disponibilidade de orientação científica, que no entanto, não está limitada ao corpo docente do departamento de comunicação e arte. Na resposta simbiótica entre investigação científica e oportunidade sócio-económica e consequentemente a ligação da universidade ao território económico de transferência tecnológica, entende-se que os cursos de mestrado deverão orientar-se segundo metatemas da atualidade, suficientemente universais por forma a acolher a maior diversidade de dissertações propostas.Por último, este mestrado aposta numa grande variabilidade de percursos formativos de modo a dar uma resposta alicerçada num amplo conjunto de opcionais, quer às alterações frequentes e previsíveis do mercado de trabalho, quer às diferentes dinâmicas de investigação na área científica do design e da Universidade de Aveiro considerada no seu todo.
Solicite informação

Outro curso relacionado com desenho gráfico

  • Curso Técnico em Música Popular

  • Centro: Academia Livre de PMC-Conservatório Interativo
  • Solicite informação
  • Pós-Graduação em Técnicas Digitais em Arquitectura

  • Centro: Universidade Lusíada de V.N. de Famalicão
  • Solicite informação
  • Pós-Graduação em Musicoterapia

  • Centro: ISM - Instituto Superior Miguel Torga
  • Solicite informação
  • Mestrado em Artes Plásticas

  • Centro: IPL - Instituto Politécnico de Leiria
  • Solicite informação
  • Mestrado em Tecnologia e Arte Digital

  • Centro: UM - Universidade do Minho
  • Solicite informação
  • Mestrado em Arte e Educação

  • Centro: UAb - Universidade Aberta
  • Solicite informação
  • Mestrado em Expressão Gráfica e Audiovisual

  • Centro: UAb - Universidade Aberta
  • Solicite informação