O plano de estudos adequado a Bolonha está organizado em unidades curriculares, nas quais o estudante terá sessões de ensino de natureza colectiva, sessões de orientação pessoal de tipo tutorial, estágios, projectos e trabalhos no terreno.
A realização de trabalhos de aplicação vai permitir, a partir de exemplos reais, uma aprendizagem virada para: 1) a abordagem da componente florestal dentro dos diferentes instrumentos de ordenamento do território e 2) o desenvolvimento de instrumentos de gestão e monitorização de povoamentos florestais.
A interacção dos estudantes com potenciais entidades empregadoras, que decorre no 2º ano do curso (unidade curricular “Projecto Empresa-Universidade”), visa assegurar aos estudantes condições de integração profissional.
A frequência e aproveitamento da parte escolar possibilita a obtenção dum diploma de pós-graduação, sendo a classificação final do Mestrado obtida pela média aritmética das classificações não arredondadas da parte escolar e da classificação no acto público de defesa da dissertação, do trabalho de projecto.