Mestrado em Engenharia Electrotécnica, Sistemas e Computadores
ObjectivosOs objectivos do Mestrado em Engenharia Electrotécnica, Sistemas e Computadores são fornecer aos formados em engenharia competências e conhecimentos específicos ao exercício de uma profissão na área da Engenharia Electrotécnica e de Computadores, dotando os alunos de capacidade de intervenção e liderança em projectos complexos de engenharia bem como a capacidade de participação em actividades de I&D.
Dirigido aSaídas profissionais Os seus Mestres encontram múltiplas oportunidades profissionais nos sectores da indústria e dos serviços tradicionalmente ligados à Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Electrónica, Telecomunicações, Energia, Sistemas de Informação, Controlo e Instrumentação) e nas actividades que fazem uso das Tecnologias da Informação em tarefas de planeamento, exploração, manutenção e gestão.
TitulaçãoMestre em Engenharia Electrotécnica, Sistemas e Computadores
Conteúdo
O ciclo de estudos materializa este objectivo genérico na sua organização através das seguintes cinco áreas de especialização alternativas com objectivos específicos:
Sistemas Robóticos e Sensoriais
Conferindo competências em robótica e sistemas robotizados, incluindo sistemas sensoriais, controlo, electrónica de potência, accionamentos eléctricos, sistemas distribuídos de manufactura, tele-robótica, etc., bem assim como os aspectos de gestão da produção.
Micro-electrónica e Sistemas Digitais
Conferindo competências de projecto e concepção de sistemas de hardware completos para a indústria da electrónica para as comunicações (com e sem fios) e de consumo, incluindo: - projecto analógico (rádiofrequência e banda-base), digital e modo misto, em tecnologias CMOS/BiCMOS avançadas; - sistemas embutidos e software para processamento digital em tempo-real (MCUs/PLDs/DSPs/FPGAs); - comunicações sem fios (layers 1 (physical) and 2 (link)).
Energia Eléctrica e Automação
Conferindo competências em Produção, Transporte e Utilização de Energia Eléctrica. Especificamente, os alunos adquiram competências para o domínio das tecnologias da Energia e o estabelecimento de especificações, análise de propostas, exploração do funcionamento e projecto de equipamentos e Instalações de Energia Eléctrica.
Redes Colaborativas Empresariais
Conferindo competências em desenvolvimento e análise de redes colaborativas, incluindo empresas virtuais, organizações virtuais, comunidades virtuais, laboratórios virtuais, sistemas distribuídos de manufactura, etc., redes informáticas e outras tecnologias de suporte, princípios de governação, modelos organizacionais, bem assim como a concepção e desenvolvimento de sistemas de apoio.
Telecomunicações
Conferindo competências em redes e serviços em Telecomunicações com grande ênfase nos sistemas distribuídos e móveis (com redes estruturadas e redes não-estruturadas). Competências nas áreas de transmissão de sinais, sistemas embutidos; processamento de imagem; bem assim como aspectos de gestão e sociológicos.