Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores (MEIC)
ObjectivosA formação conferida visa o exercício da actividade profissional de engenharia informática, de acordo com os critérios estabelecidos pelas associações profissionais da classe, assegurando aos estudantes a aquisição de uma especialização. Com base numa formação em engenharia de software, existem áreas de especialização em sistemas de informação, redes de comunicação, sistemas embebidos, multimédia e telecomunicações. Aprofundando as competências adquiridas no ciclo anterior, o ciclo de estudos conducente ao grau de mestre tem por objectivos: Conferir compreensão abrangente e profunda dos conceitos principais da informática, incluindo a sua aplicação e extensão; Enriquecer a capacidade de cada estudante para apreciar e para se adaptar às mudanças do estado da arte na informática; Desenvolver competências de trabalho escolar crítico e independente; Ênfase especial nos princípios fundamentais de base da informática e na compreensão das considerações de engenharia envolvidas na concepção de sistemas computacionais, e na sua implementação, aplicação e utilização; Fornecer experiência nos aspectos profissionais de informática enquanto disciplina de engenharia; Desenvolver capacidades de realização de trabalho crítico e independente nos contextos industrial, comercial e de serviços; Conferir experiência prática, através de trabalho de laboratório e prático apoiados e através de trabalho em grupo e do trabalho individual de projecto; Desenvolver competências para assegurar os diversos papéis que os estudantes venham a desempenhar; Exercitar a capacidade de cada estudante trabalhar individualmente e como elemento duma equipa; Desenvolver a capacidade dos estudantes para, com inovação, incorporar conceitos no projecto de novos sistemas ou processos.
Dirigido aSaídas Profissionais Projecto Especificação e dimensionamento de infra-estruturas de sistemas informáticos, englobando redes de comunicação, tipologia dos computadores, equipamentos periféricos e software de base. Instalação, configuração e teste de infra-estruturas de sistemas informáticos, englobando redes de comunicação, tipologia dos computadores, equipamentos periféricos e software de base. Modelação de dados, interfaces com os utilizadores e relatórios; modelação de objectos que implementam os requisitos; definição da estrutura das diferentes camadas de aplicação. Modelos de segurança de sistemas, de redes e de dados. Concepção e desenvolvimento de software aplicacional, englobando a integração de subsistemas, a implementação de software de interligação entre sistemas e o desenvolvimento de aplicações de raiz. Instalação de sistemas desenvolvidos, gestão de versões e testes de verificação de requisitos e de carga (dados e transacções). Elaboração da documentação técnica de um projecto.
ConteúdoMestrado em Engenharia Informática e de Computadores (MEIC)
O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Engenharia Informática e de Computadores emerge da adopção do novo modelo de formação e do aprofundamento dum perfil profissional reconhecido pelo mercado empregador e traduz a inovação e o aperfeiçoamento pedagógico, conseguidos quer por via do envolvimento dos docentes em actividades de pós-graduação, quer através da sua participação em projectos realizados em colaboração com empresas e outras entidades, públicas e privadas. Colhe influência da ligação à indústria e da interacção com a comunidade. Trata-se duma experiência continuada de relacionamento produtivo, acompanhada pela transferência de tecnologia, formação e consultadoria, designadamente nas áreas de núcleos de sistemas operativos de tempo real, segurança de informação, codificação de dados, comunicações e sistemas embebidos, em domínios de aplicação tais como a transacção electrónica de fundos, sistemas distribuídos, comunicações militares e web services.
Saídas Profissionais
Projecto
Especificação e dimensionamento de infra-estruturas de sistemas informáticos, englobando redes de comunicação, tipologia dos computadores, equipamentos periféricos e software de base.
Instalação, configuração e teste de infra-estruturas de sistemas informáticos, englobando redes de comunicação, tipologia dos computadores, equipamentos periféricos e software de base.
Modelação de dados, interfaces com os utilizadores e relatórios; modelação de objectos que implementam os requisitos; definição da estrutura das diferentes camadas de aplicação.
Modelos de segurança de sistemas, de redes e de dados.
Concepção e desenvolvimento de software aplicacional, englobando a integração de subsistemas, a implementação de software de interligação entre sistemas e o desenvolvimento de aplicações de raiz.
Instalação de sistemas desenvolvidos, gestão de versões e testes de verificação de requisitos e de carga (dados e transacções).
Elaboração da documentação técnica de um projecto.
Direcção de projecto
Definição e controlo do calendário de execução de um projecto.
Distribuição das tarefas de um projecto pelos membros das equipas.
Acompanhamento técnico e controlo orçamental e de custos de execução de um projecto.
Levantamento de necessidades de formação e elaboração de planos de formação para a equipa técnica.
Gestão dos riscos associados ao desenvolvimento de um projecto.
Manutenção e administração de sistemas informáticos
Monitorização funcional de sistemas; reconfiguração de sistemas, cópias de segurança; optimização de parâmetros de funcionamento.
Manutenção evolutiva: desenho de novas funcionalidades, reconfiguração da infra-estrutura (novo hardware, novas versões de software de base e aplicacional).
Garantir a segurança de informação, designadamente no que concerne aos quatro pilares fundamentais: Serviços, autorização, privacidade e integridade.
Optimização de sistemas de informação existentes.
Consultadoria
Acompanhamento de clientes para a concepção ou definição de requisitos de soluções informáticas.
Elaboração de cadernos de encargos para a produção de soluções informáticas.
Estudo e escolha das tecnologias existentes versus requisitos especificados.
Auditar o desempenho de informação.
Auditar a segurança dos sistemas de informação.
Auditar a segurança das comunicações.
Auditar a ergonomia das soluções encontradas.
Validar as funcionalidades do sistema de informação face aos requisitos especificados no caderno de encargos.
Análise de regras de negócio de uma empresa, de circuitos de informação e de processos.
Direcção técnica de alvarás
Alvarás de licenciamento de empresas de informática.
Alvarás de licenciamento de manutenção de sistemas informáticos.