Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário
ObjectivosPretende-se que no Curso em Ensino da Biologia e da Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário seja atribuida especial importância à aquisição de formação especializada na área da educação de forma a contribuir para dotar as escolas de um corpo de docentes altamente qualificado, com mais experiência e melhor formação, que assegure as funções de organização dos estabelecimentos de ensino e promova o sucesso educativo, a prevenção do abandono escolar e a melhoria da qualidade das aprendizagens.
TitulaçãoO grau de Mestre permite a candidatura a estudos pós-graduados, nomeadamente Doutoramentos.
ConteúdoMestrado em Ensino da Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário
Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS
2 Anos (4 Semestre) / Mestre / 120 ECTS
Direcção do Curso
Prof.ª Doutora Maria Gabriela Conde
Secretariado
Eng.ª Susana Morgado
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
A estrutura deste ciclo de estudos está adequada ao objectivo da formação profissional de professores porque, através das unidades curriculares e das actividades implicadas no plano curricular, procura desenvolver nos formandos competências relativas à compreensão da problemática geral da educação, à planificação e administração da educação. Inicia os formandos na metodologia da investigação de modo a poderem analisar as situações problemáticas frequentes na docência actual, estimulando-os a desenvolverem capacidade de iniciativa; competências relativas à aplicação de conhecimentos na compreensão de problemas e procura de soluções, em situações novas e complexas, implicadas pela prática docente ena comunicação das suas reflexões e conclusões, nomeadamente através de participação num seminário e de um relatório de estágio. A correcta progressão académica e científica é, garantida pelo regime de precedências instituído, o qual não permite a existência de opções desviantes. A adequabilidade e actualidade da bibliografia utilizada é uma preocupação permanente, sendo novamente favorecida a adopção de livros de referência nas respectivas áreas. O cumprimento dos objectivos pode ser medido pela qualidade da dissertação pública do mestrado e por um júri altamente qualificado.
Investigação
Existem protocolos cientificos com:COFAC-Grupo Lusófona-MC Do Entroncamento-Escola Secundária do EntroncamentoCOFAC - INATELCOFAC- LAHDBe protocolos de estágio com:COFAC- Instituto de Acção Social das Forças ArmadasAMTL- COFACMunicipio de Odivelas - ULHTANESPO- COFACOs docentes do ciclo desenvolvem investigação nos seguintes centros: IDMEC do Instituto Superior Técnico, CEE e CeiEF da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Equipamentos e Instalações
O Ciclo de estudo dispõe das seguintes instalações de apoio às actividades lectivas: Laboratórios de Biologia, Genética, Biotecnologia e Bioquímica, Microscopia, Ciências Biomédicas e Farmácia, Ciências Microbiológicas e Laboratório de Geotécnica e Pavimentos Rodoviários.Paralelamente, os laboratórios encontram-se totalmente equipados para o desenvolvimento das actividades de estudo e investigação, disponibilizando os mais relevantes e actuais recursos materiais.Em adição estão igualmente disponiveis para uso dos alunos o Centro de Trabalho Tecnológico, Biblioteca e Salas de Estudos.
Saídas Profissionais
Professor de Biologia, Geologia, Ciências Naturais e Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Observações
O relatório da unidade curricular Seminário I relativa à prática de ensino supervisionada, em estreita colaboração com as unidades curriculares de iniciação à prática profissional, será defendida em acto público.Os alunos terão também de desenvolver prática de ensino supervisionado na sala de aula e na escola, experiências de planificação e avaliação e outras responsabilidades que se esperam do docente dentro e fora da aula (nos termos do nº 4 do artigo 14 do Decreto-Lei nº 43/2007) no âmbito da área científica de iniciação à prática pedagógica.O ciclo de estudos organiza-se por áreas cientificas de formação, FEG/FCSE, DE, FAD e IPP/FMIE (anexo I), havendo 32,5 ECTS de caracter optativo na área FEG/FCSE; DE; FAD, cujas unidades curriculares podem ser observadas no anexo II-Unidades Curriculares Optativas e também bem no quadro 2 no despacho nº 16232/2009.As unidades curriculares de FEG/FCSE são leccionadas em estreita colaboração com os outros mestrados em ensino da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Áreas Científicas
Formação de professores de áreas disciplinares específicas;Biologia e bioquímica;Ciências físicas;
Plano de Estudos
DESPACHO N.º 16232/2009, DE 15 DE JULHO1.º Ano / Tronco Comum ECTS
Opção - DE Semestral 14
Opção - FAD Semestral 5.5
Opção - FEG/FCSE Semestral 13
Currículo, Metodologias de Ensino e Avaliação 1º Semestre 5
Didáctica da Biologia e da Geologia I 1º Semestre 5
Didáctica das Ciências da Natureza 1º Semestre 4
Psicologia da Educação 1º Semestre 5
Bioinformática: Biomoléculas e Desenvolvimento 2º Semestre 2.5
Prática Pedagógica da Biologia I / Geologia I 2º Semestre 7
Seminário I 2º Semestre 5
2.º Ano / Tronco Comum ECTS
Prática Pedagógica de Biologia II 1º Semestre 7
Prática Pedagógica de Geologia II 1º Semestre 7
Seminário II 1º Semestre 10
Outro curso relacionado com ensino de outras matérias