Mestrado em Ensino da Matemática

Solicite informação

Mestrado em Ensino da Matemática

  • Objectivos O mestrado tem como objectivo promover o conhecimento profissional do professor de matemática relativo: - à natureza da matemática; - aos conteúdos matemáticos; - à história da matemática; - à aplicação da matemática; - ao uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino e aprendizagem da matemática; - aos objectos curriculares; - à forma de apresentar as ideias matemáticas de modo a que sejam aprendidas pelos alunos; - à forma como os alunos compreendem e aprendem os conceitos matemáticos; - à gestão da sala de aula.
  • Titulação Mestre Ensino da Matemática
  • Conteúdo

    1º semestre
    - Tópicos de Análise (Matemática)
    - Desenvolvimento e Aprendizagem (Ciências da Educação)
    - Teorias e Modelos de Ensino (Ciências da Educação)

    Opção I
    - Aplicações da Matemática (Matemática)
    - Complementos de Álgebra (Matemática)
    - Teoria Matemática do Controlo (Matemática)

    2º semestre
    - Tópicos de Geometria e Topologia (Matemática)
    - Investigação Educacional (Ciências da Educação)
    - Metodologia do Ensino da Matemática (Ciências da Educação)

    Opção II
    - Complementos de Probabilidades e Estatística (Matemática)
    - Matemática Discreta (Matemática)
    - Tecnologias no Ensino e Aprendizagem da Matemática (Matemática)

     

     Objectivos das disciplinas

    Tópicos de Análise (Matemática)
    Pretende-se aprofundar o estudo das funções reais de variável real numa perspectiva histórica desde os gregos até à actualidade.

    Desenvolvimento e Aprendizagem (Ciências da Educação)
    Identificar os diversos âmbitos de desenvolvimento humano. Caracterizar as diversas etapas de desenvolvimento na infância e na adolescência. Identificar problemas de desenvolvimento. Adequirir conhecimentos para potenciar um desenvolvimento saudável.

    Teorias e Modelos de Ensino (Ciências da Educação)
    Caracterizar as diversas teorias e modelos de aprendizagem com importância para o ensino da matemática. Identificar os pressupostos e implicações pedagógicas das teorias e modelos estudados. Analisar a sua aplicabilidade em termos de práticas pedagógicas inovadoras.

    Aplicações da Matemática (Matemática)
    Com este curso pretende-se ilustrar a aplicabilidade da matemática a outros ramos do conhecimento, através da contextualização matemática de alguns problemas (os modelos) e da identificação da teoria matemática subjacente à sua resolução e, finalmente, sempre que se justifique, o tratamento numérico para obtenção de uma solução. Em algumas situações apresentar-se-á o enquadramento histórico de elaboração e resolução do problema, reforçando deste modo a ideia de que o desenvolvimento de certas teorias matemáticas nasce por interacção directa com outras ciências.

    Complementos de Álgebra (Matemática)
    A disciplina de Complementos de Álgebra tem como objectivo principal a aplicação da teoria de Galois a problemas clássicos, tais como:
    - a resolução de problemas geométricos clássicos relativos a construções com régua e compasso;
    - o esclarecimento da questão da resolubilidade algébrica de equações.

    Teoria Matemática do Controlo (Matemática)
    Proporcionar conhecimentos básicos de sistemas de controlo lineares, desenvolvendo em paralelo os sistemas em tempo contínuo e os sistemas em tempo discreto. A disciplina tem uma componente computacional e orienta-se para a interacção entre conceitos teóricos e ilustração de resultados por simulação.

    Tópicos de Geometria e Topologia (Matemática)
    Neste curso, particularmente vocacionado para pessoas preocupadas com o ensino da matemática no básico e secundário, pretende-se consolidar a cultura geral dos alunos na área da geometria e topologia, enquadrando, sempre que se justifique, os diversos problemas abordados numa perspectiva histórica.

    Com a inclusão de um capítulo sobre introdução à topologia algébrica, pretende-se não só ilustrar alguns dos novos caminhos da matemática contemporânea, mas também, e sobretudo, ilustrar como diferentes ramos da matemática, aparentemente tão distintos, podem interagir de forma decisiva.

    Investigação Educacional (Ciências da Educação)
    Caracterizar o conhecimento científico em educação e ciências afins. Analisar diferentes processos de obtenção do conhecimento científico em educação. Aquirir os conceitos necessários à elaboração de projectos de investigação.

    Metodologia do Ensino da Matemática (Ciências da Educação)
    Nesta disciplina pretende-se que os alunos:
    - Analisem e reflictam sobre as principais facetas da natureza da matemática, nomeadamente sobre a experiência matemática, as aplicações da matemática, as correntes filosóficas da matemática e o impacto das novas tecnologias na matemática.
    - Analisem e reflictam sobre as principais facetas da resolução de problemas e do trabalho de investigação em matemática.
    - Tomem conhecimento das diversas potencialidades educativas da resolução de problemas e das actividades de investigação matemática.
    - Desenvolvam a capacidade de utilização da resolução de problemas e de investigações matemáticas na sala de aula e desenvolvam a capacidade crítica dessa utilização.

    Complementos de Probabilidades e Estatística (Matemática)
    Resolver problemas geométricos pela utilização de modelos estocásticos. Modelizar e resolver problemas relativos a sucessões de acontecimentos aleatórios através de processos estocásticos. Analisar a variação aleatória da resposta a um conjunto de variáveis. Estimar e inferir sobre parâmetros de modelos estocásticos lineares.

    Matemática Discreta (Matemática)
    Neste curso pretende-se familiarizar os alunos com diversas técnicas e estruturas da matemática discreta.

    Tecnologias no Ensino e Aprendizagem da Matemática (Matemática)
    Pretende-se que os alunos:
    - Adquiram métodos e técnicas de ensino, usando programas computacionais específicos para trabalhar e matemática.
    - Adquiram métodos e técnicas de ensino, usando a calculadora gráfica e algumas das suas aplicações para trabalhar a matemática.
    - Reflictam e problematizem a utilização do computador e da calculadora gráfica na matemática, no seu ensino e aprendizagem e na sociedade em geral.

Solicite informação

Outro curso relacionado com ensino de outras matérias