Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico

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Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico

  • Objectivos O Ciclo de Estudos destina-se à conferência de habilitação profissional para a docência no Ensino Básico e no domínio de habilitação para a docência previsto na referência n.º 16 (Professor de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico) do Anexo ao Decreto-Lei 43/2007 de 22 de Fevereiro.

    Seguindo este enquadramento legal e num paradigma de formação de tipo reflexivo, com este Mestrado pretende-se proporcionar o desenvolvimento de competências que permitam:

    • conferir habilitação profissional para a docência no domínio a que diz respeito;

    • proporcionar o desenvolvimento de um perfil de formação adequado ao exercício desta actividade profissional, em particular no que toca:

    - ao aprofundamento e mobilização de conhecimentos relevantes nos domínios de docência, na educação e na tecnologia;

    - à análise crítica de situações sócio-educativas;

    - à planificação, experimentação e reconstrução de actividades com vista ao ensino/aprendizagem de educação visual e tecnológica nos contextos escolares em que se movimenta;

    - a capacidades de investigação, de intervenção e de aprendizagem ao longo da vida;

    - a capacidades de intervenção na escola e na comunidade.

    • estimular o desenvolvimento de um profissional atento às características e desafios colocados à escola e ao professor, no âmbito de sociedades que se caracterizam por processos céleres de transformação e de evolução científica, humanística e tecnológica;

    • fomentar a capacidade de dar respostas qualificadas a situações singulares, em função das especificidades dos alunos e dos contextos sociais concretos, recorrendo aos contributos relevantes da investigação educacional;

    • fomentar a mobilização de conhecimentos, capacidades e atitudes adquiridos em experiências de formação anteriores, no desenvolvimento, em contexto real, de práticas profissionais inovadoras, interventivas e adequadas a situações concretas de sala de aula, de escola e de articulação desta com a comunidade;

    • empenhar-se no desenvolvimento de conhecimentos, atitudes, habilidades e capacidades úteis ao professor de educação visual e tecnológica empenhado num processo constante de autoformação.
  • Dirigido a saídas profissionais

    Este mestrado habilita à docência em escolas, públicas ou privadas, do Ensino Básico e no domínio de habilitação para a docência previsto na referência n.º 16 (Professor de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico) do Anexo ao Decreto-Lei 43/2007 de 22 de Fevereiro.
  • Titulação Mestre em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
  • Conteúdo
    saídas profissionais
    Este mestrado habilita à docência em escolas, públicas ou privadas, do Ensino Básico e no domínio de habilitação para a docência previsto na referência n.º 16 (Professor de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico) do Anexo ao Decreto-Lei 43/2007 de 22 de Fevereiro.

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