Mestrado em Ensino de Física e Química no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário
ObjectivosPretende-se que no Curso em Ensino de Física e de Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário seja atribuida especial importância à aquisição de formação especializada na área da educação de forma a contribuir para dotar as escolas de um corpo de docentes altamente qualificado, com mais experiência e melhor formação, que assegure as funções de organização dos estabelecimentos de ensino e promova o sucesso educativo, a prevenção do abandono escolar e a melhoria da qualidade das aprendizagens.
TitulaçãoO grau de Mestre permite a candidatura a estudos pós-graduados, nomeadamente Doutoramentos.
Conteúdo Mestrado em Ensino de Física e Química no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário
Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS
2 Anos (4 Semestre) / Mestre / 120 ECTS
Direcção do Curso
Prof.ª Doutora Nubélia Bravo
Secretariado
Eng.ª Susana Morgado
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
Os objetivos:
- Desenvolver no futuro professor de História e Geografia competências docentes adequadas à sua função, orientando-o no sentido de fundamentar a sua prática profissional nos saberes específicos resultantes da produção historiográfica e geográfica e nos saberes específicos resultantes da investigação em educação histórica e geográfica e de diversos outros saberes;
- Incentivar o futuro professor a exercer a sua atividade profissional na escola, de modo a garantir a todos os alunos um conjunto de aprendizagens de natureza diversa que, num dado momento e no quadro de uma construção social negociada e assumida como temporária, é reconhecido como necessidade e direito de todos para o seu desenvolvimento integral;
- Incentivar o futuro professor a fomentar o desenvolvimento da autonomia dos alunos e a sua plena inclusão na sociedade, tendo em conta o caráter complexo e diferenciado das aprendizagens escolares.
Esses objetivos serão operacionalizados através da introdução pelos professores às problemáticas dos programas das unidades mas estimulando os estudantes a pesquisar individualmente ou em grupo problemas concretos da prática de ensino e propostas teóricas e práticas relativas àquelas problemáticas. Para isso os estudantes terão ao dispor recursos disponibilizados pelos professores em textos e bibliografia, diretamente nas aulas ou em meios informáticos disponíveis, e ainda à Biblioteca da Universidade e à Biblioteca do Instituto de Ciências da Educação. Serão ainda estimulados a contactar e entrevistar pessoas relacionadas teórica ou praticamente com as problemáticas em estudo.
Investigação
As atividades deste curso em Ensino integram-se nas realizadas em parceria com o CeiEF -Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Equipamentos e Instalações.
O Ciclo de estudo dispõe das seguintes instalações de apoio às atividades letivas: Centro de Trabalho Tecnológico, Biblioteca e Salas de Estudos.
Todas as nossas salas estão igualmente equipadas com: Videoprojetor portátil, PC/Netbook portátil e retroprojetor.
Observações O desenvolvimento de uma política ativa de integração profissional dos seus alunos, constitui um dos objetivos do presente ciclo de estudos. Assim, para além dos diferentes protocolos de colaboração tendentes à integração dos nossos alunos em períodos de estágio e formação em serviço em diferentes entidades públicas e privadas que atuam no setor em Portugal, o presente ciclo de estudos desenvolve acordos pontuais com outras instituições por forma a assegurar a efetiva integração de todos os seus alunos ou diplomados.
Áreas CientíficasFormação de professores de áreas disciplinares específicas;
Humanidades;
Plano de Estudos
DESPACHO N.º 26547/2009, DE 7 DE DEZEMBRO1.º Ano / Tronco Comum ECTS
Didáctica da Química II Semestral 7
Didáctica da Química e Física I 1º Semestre 7
Didáctica das Ciências da Natureza 1º Semestre 5
Educação e Saúde Pública 1º Semestre 4
Opção 1 1º Semestre 5
Psicologia da Educação 1º Semestre 5
Educação, Ciência e Tecnologia 2º Semestre 4
Opção 2 2º Semestre 5
Prática Pedagógica de Física e Química I 2º Semestre 8
Química-Física 2º Semestre 5
Seminário I 2º Semestre 5
2.º Ano / Tronco Comum ECTS
Didáctica de Física II 1º Semestre 7
Prática Pedagógica de Física e Química II 1º Semestre 7
Seminário II 1º Semestre 16
Outro curso relacionado com ensino de outras matérias