Mestrado em Estratégia Empresarial

Solicite informação

Mestrado em Estratégia Empresarial

  • Objectivos O programa de estudos que aqui se apresenta procura combinar os aspectos técnicos e a diversidade de experiências dos seus participantes, com o reforço das suas competências humanas e conceptuais. Uma arquitectura aberta e altamente flexível permite conciliar as pretensões por uma formação de carácter generalista com as mais vincadas necessidades de especialização. Nestes termos, pretende-se que o programa concebido dê uma resposta eficaz a dois tipos de necessidades fundamentais: - O reforço das competências específicas, após uma formação de banda larga que caracteriza as actuais licenciaturas, que permita melhorar o posicionamento de entrada no mercado de trabalho; - O reforço das competências de natureza mais generalista e conceptual, susceptíveis de potenciar o relançamento e consolidação das carreiras profissionais dos seus titulares. Pretende-se ainda que o curso decorra num ambiente dinâmico, mas distendido, propício ao trabalho de grupo e ao desenvolvimento de um espírito de coesão que aumente a motivação dos participantes e permita maximizar os resultados alcançados. Neste sentido, estão programadas actividades de carácter simultaneamente lúdico e formativo que possam ser um estímulo adicional para a construção de um clima descontraído e enriquecedor.
  • Titulação Mestre em Estratégia Empresarial.
  • Conteúdo

    O curso é constituído por 3 conjuntos de disciplinas distintos, com objectivos igualmente distintos:

    - Um conjunto de disciplinas de acesso destinadas aos candidatos cuja formação se inscreva fora das áreas da Economia e da Gestão, que visam criar um quadro de conhecimentos e uma linguagem susceptíveis de potenciar a sua aprendizagem ao longo do curso;

    - Um conjunto de disciplinas obrigatórias que visam uniformizar os conhecimentos e a linguagem dos participantes do curso, à volta de um conjunto de competências básicas no domínio da Gestão;

    - Um conjunto de disciplinas opcionais que têm como objectivo dar aos participantes a possibilidade de orientarem a sua formação em função das suas prioridades.

    - Será ainda leccionada uma disciplina de Metodologia de Investigação desenhada a pensar nos candidatos que pretendam obter o grau de Mestre com a elaboração da sua dissertação de mestrado.

    Durante o curso haverá lugar à realização de um conjunto de actividades paralelas:

    - Formação outdoor: No decorrer do curso terá lugar um ciclo de formação outdoor, na qual será leccionado um módulo de Negociação de curta duração;

    - Simulação de Gestão: A partir da utilização de um Simulador de Gestão Estratégica, os participantes serão chamados a pôr à prova as suas competências, integrando uma equipa sénior de gestão, responsável por uma empresa a operar num ambiente global.

    - O mestrado tem uma duração de 2 anos e está organizado em 3 trimestres no 1.º ano e 2 semestres no 2.º ano.

    - Admite duas variantes curriculares:
    Variante Investigação - mais orientada para a actividade de pesquisa e conducente à elaboração de dissertação de mestrado.

    Variante Profissional - com um percurso ligado a uma maior especialização, com a elaboração de um relatório final / trabalho de projecto.

    O grau de mestre será obtido após conclusão com aproveitamento do conjunto das unidades curriculares do plano de estudos e realização da dissertação ou trabalho de projecto, que totalizam 120 ECTS.

    Assim, na primeira variante – Investigação – , a obtenção do Grau de Mestre passa, pela obtenção de 70 ECTS na parte lectiva e a conclusão, com êxito, da respectiva dissertação (correspondente a 50 ECTS e com uma duração de 2 semestres).
    O acesso à elaboração da dissertação que permitirá outorgar o grau de Mestre implica a frequência, com aproveitamento, da disciplina de Metodologia da Investigação.

    Na segunda variante – Profissional -, a obtenção do Grau de Mestre implica a obtenção de 60 ECTS na parte lectiva e a realização, com aproveitamento, de um relatório/trabalho de projecto, com uma duração de 2 semestres e correspondente a 60 ECTS.

    Aos alunos que completem o 1º ano (35 ECTS de u.c. obrigatórias acrescidas de 25 ECTS de u.c. opcionais), será concedido um “Diploma de Estudos Aprofundados” em Estratégia Empresarial.

    A estrutura curricular é composta de um conjunto de sete unidades curriculares obrigatórias (35 ECTS), as quais proporcionam competências abrangentes acerca de temas da Estratégia, e de 5 unidades curriculares optativas, a escolher entre um leque variado de disciplinas de especialização.

    O plano de estudos pode ser consultado AQUI.

    Cada disciplina terá uma carga horária de 25 horas de contacto, correspondentes a 5 ECTS. A disciplina de Metodologia de Investigação terá uma carga horária de 30 horas de contacto correspondentes a 10 ECTS.

    Disciplinas de acesso:
    - Contabilidade Financeira
    - Economia

    Disciplinas obrigatórias:
    - Métodos Estatísticos
    - Sistemas de Informação
    - Direito da Concorrência
    - Direcção Estratégica
    - Análise Estratégica
    - Comportamento Organizacional
    - Marketing Estratégico

    Disciplinas de opção:
    - Finanças Empresariais
    - Pesquisa de mercados
    - Organização Empresarial
    - Investimentos e Mercados Financeiros
    - Simulação Industrial
    - Gestão pela Qualidade Total
    - História do Design
    - Gestão da Inovação
    - Tópicos de Macroeconomia

    Disciplina de acesso ao grau de Mestre:
    - Metodologia da Investigação

Solicite informação

Outro curso relacionado com economia