Mestrado em Física e da Química no Contexto Escolar
ObjectivosA formação contínua e avançada de professores em Física e Química reveste-se de grande importância no nosso sistema de ensino, razão pela qual a Faculdade de Ciências e, em particular, os Departamentos de Física e de Química assumem como uma das suas missões proporcionar uma formação científica e pedagógica complementar, com qualidade, aos professores destas áreas disciplinares. O Mestrado de Física e Química em Contexto Escolar pretende assim aprofundar um vasto conjunto de competências científicas e pedagógicas, através de uma formação complementar nas duas áreas disciplinares, de modo a criar melhores condições para os professores exercerem a sua actividade profissional, preparando-os para os desafios colocados pelos novos programas dos ensinos básico e secundário.
TitulaçãoMestrado em Física e da Química no Contexto Escolar
ConteúdoObservações:
CONDIÇÕES DE ACESSO
* Serão admitidos para candidatura ao Mestrado em Física e Química em Contexto Escolar os licenciados em Física ou em Química com habilitação profissional para a docência em Física e/ou em Química.
* Serão ainda admitidos candidatos titulares de uma habilitação académica superior a que se referem as alíneas a) a c) do nº 1 do artigo 17º do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de Março, ou os que reúnam as condições a que se refere a alínea d) do nº 1 do mesmo artigo, desde que possuam habilitação profissional para a docência em Física e/ou Química.
CRITÉRIOS DE SELECÇÃO E SERIAÇÃO
* Classificação final de licenciatura
* Currículo científico * Experiência profissional.
* Capacidade de expressão oral na língua portuguesa e motivação em relação ao curso, avaliadas em entrevista quando julgado necessário pelo júri de selecção. No caso de haver candidatos com classificação igual, a ordem de seriação será atribuída atendendo aos seguintes critérios:
* Maior tempo de serviço docente quando exercido após profissionalização.
* Maior tempo de serviço total.
* O mais jovem.