Mestrado em Gestão de Ecossistemas

Solicite informação

Mestrado em Gestão de Ecossistemas

  • Objectivos Este ciclo de estudos pretende aprofundar os conhecimentos e práticas ministradas no 1º Ciclo em Ecologia Aplicada ou em Licenciaturas afins, valorizando a vertente prática aplicada aos contextos das unidades curriculares propostas, de modo a garantir a aquisição de conhecimentos integrados com base no relacionamento de diferentes técnicas e metodologias. As valências de enquadramento sócio-económico, de gestão, mitigação e conservação da problemática ecológico-ambiental, que complementam a formação base, de teor mais biológico, abiótico e instrumental do 1º Ciclo, serão alvo de atenção especial. Será privilegiada a integração dos alunos nas actividades, em curso nos projectos dos Centros de Investigação da UTAD, com investigadores envolvidos na docência das unidades curriculares. As competências resultantes desta formação deverão habilitar o pós-graduado a lidar com as principais problemáticas que envolvem os ecossistemas do território nacional, com a gestão das respectivas componentes e com as ameaças antropogénicas que comprometem a respectiva integridade.
  • Dirigido a No que diz respeito às áreas de emprego, os futuros Mestres em Gestão de Ecossistemas destinam-se a integrar os quadros de empresas ou organizações dos sectores da Ecologia e Ambiente, nomeadamente, organismos públicos centrais (casos do Instituto da Água e do Instituto de Conservação da Natureza), regionais (Direcções Regionais de Ambiente e Ordenamento do Território, Comissões de Coordenação, Direcções Regionais de Agricultura, Associações Regionais de Saúde, etc.) e local (Municípios e Gabinetes de Apoio Técnico Local). De igual modo, podem ser alargadas ao nível do tecido empresarial nos diversos domínios ecológico-ambientais, desde a consultoria à definição de projectos de desenvolvimento, monitorização, tratamento e auditoria. Os futuros Mestres poderão, deste modo, integrar equipas de investigação multidisciplinares no domínio da Gestão de Ecossistemas.
  • Titulação Mestre em Gestão de Ecossistemas
  • Conteúdo Saídas Profissionais:  
    No que diz respeito às áreas de emprego, os futuros Mestres em Gestão de Ecossistemas destinam-se a integrar os quadros de empresas ou organizações dos sectores da Ecologia e Ambiente, nomeadamente, organismos públicos centrais (casos do Instituto da Água e do Instituto de Conservação da Natureza), regionais (Direcções Regionais de Ambiente e Ordenamento do Território, Comissões de Coordenação, Direcções Regionais de Agricultura, Associações Regionais de Saúde, etc.) e local (Municípios e Gabinetes de Apoio Técnico Local). De igual modo, podem ser alargadas ao nível do tecido empresarial nos diversos domínios ecológico-ambientais, desde a consultoria à definição de projectos de desenvolvimento, monitorização, tratamento e auditoria. Os futuros Mestres poderão, deste modo, integrar equipas de investigação multidisciplinares no domínio da Gestão de Ecossistemas.

Outro curso relacionado com gerenciamento e gestão do meio ambiente