ConteúdoEm termos globais, o objetivo deste curso é dotar o aluno de uma cultura de planeamento do território que integre três vertentes:
capacidade de intervenção em situações concretas
conhecimento das ideias sobre planeamento do território e das respetivas tendências de evolução no âmbito internacional
postura crítica da relação entre planeamento e sociedade
Assim o curso permite facilitar o acesso aos alunos a bases teórico-concetuais e instrumentais sólidas para analisar, avaliar, compreender criticamente e intervir sobre o território nas suas dimensões física, ambiental, social, económica e política. Nomeadamente, pretende-se apetrechar os estudantes com competências para:
Identificar as necessidades atuais e futuras das comunidades e fazer reconhecer as oportunidades, efeitos, condicionantes e exigências de assumir determinados cursos de ação e/ou trajetórias de desenvolvimento;
Adotar e/ou construir modelos de organização territorial e estratégias de desenvolvimento para suporte de opções de intervenção que reconheçam a diversidade de perspetivas e interesses e se traduzam em valor acrescentado quer para interesses individualizados quer para a comunidade como um todo;
Participar em diálogos multiculturais sobre ideias, conceitos, princípios e modelos de desenvolvimento e de planeamento do território;
Assimilar e valorizar os princípios deontológicos do exercício profissional do planeamento do território