Mestrado em Políticas e Gestão do Ensino Superior

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Mestrado em Políticas e Gestão do Ensino Superior

  • Conteúdo Mestrado em Políticas e Gestão do Ensino Superior

    grau conferido    Mestrado
    leccionado desde    2008/09
    duração    2 anos
    regime lectivo    Diurno
    área(s) científica(s)    Ciências Sociais
    departamento(s)    Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas
    local de leccionação    Campus Universitário de Santiago, Aveiro
    director de curso    Prof. Doutor Rui Armando Santiago

    Objectivos

    Em termos gerais, o propósito formativo deste curso visa apetrechar os estudantes com instrumentos conceptuais e modelos de análise e de intervenção nos processos de decisão no ensino superior, quer ao nível do sistema (pesquisa e criação de instrumentos para melhorar a decisão política), quer ao nível institucional (pesquisa e criação de instrumentos para melhorar a organização e gestão das instituições de ensino superior). Neste contexto, o programa do Segundo Ciclo em Políticas e Gestão do Ensino Superior (2º Ciclo) guia-se pelos seguintes objectivos de formação:

        * Capacitar os estudantes para a identificação e análise dos principais quadros teórico-conceptuais que influenciam a tomada de decisão política e institucional no ensino superior;
        * Capacitar os estudantes para a identificação dos diferentes problemas políticos, institucionais e educativos que afectam os sistemas e as instituições de ensino superior;
        * Promover nos estudantes as capacidades e competências de análise da diversidade de modelos de organização e gestão das instituições de ensino superior;
        * Desenvolver nos estudantes as competências de criação de instrumentos e técnicas de diagnóstico e de apoio à decisão nas instituições de ensino superior;
        * Desenvolver nos estudantes as capacidades e competências de investigação sobre as políticas e gestão do ensino superior.

    Saídas Profissionais


    •    Investigação;
    •    Organismos públicos nacionais e europeus

    Os temas do ensino superior constituem hoje uma nova área de investigação e de intervenção profissional, quer ao nível do sistema (pesquisa e criação de instrumentos para melhorar a decisão), quer ao nível institucional (pesquisa e criação de instrumentos para melhorar a organização e gestão das instituições de ensino superior). A intersecção entre as políticas do ensino superior e a gestão e administração no ensino superior conferem a possibilidade de federar, em termos de transversalidade, várias temáticas das áreas das ciências sociais, tendo em vista uma melhor compreensão dos conteúdos e dos processos de decisão política e institucional e, simultaneamente, a criação de modelos e de instrumentos que os possam também melhor fundamentar.

     
    Plano Curricular      

    1º ano › 1º semestre  
    Políticas e Organização do Ensino Superior    
    Conhecimento, Inovação e Tecnologia    
    Instituições, Organizações e Gestão Pública    
    Opção I       
    Finanças, Contabilidade e Gestão Orçamental       
    Avaliação da Qualidade e Acreditação no Ensino Sup ...   
    Ensino Superior, Ciência e Cooperação com a Socied ...   
    Globalização, Internacionalização e Economia do Co ...   
    Economia do Ensino Superior   
    Metodologia de Investigação   
    Opção II        
    Finanças, Contabilidade e Gestão Orçamental       
    Avaliação da Qualidade e Acreditação no Ensino Sup ...   
    Ensino Superior, Ciência e Cooperação com a Socied ...   
    Globalização, Internacionalização e Economia do Co ...   
    Economia do Ensino Superior  
    Metodologia de Investigação   

    1º ano › 2º semestre   
    Investigação em Ciências Sociais    
    Mudança Organizacional e Profissional no Ensino Su ...   
    Ensino Superior e Desenvolvimento Regional    
    Opção III     
    Políticas da Educação, Ciência e Tecnologia   
    Educação, Trabalho e Profissões   
    Políticas Comparadas do Ensino Superior na Europa   
    Diversidade e Igualdade no Ensino Superior   
    Opção IV        
    Políticas da Educação, Ciência e Tecnologia   
    Educação, Trabalho e Profissões   

    2º ano › 1º semestre  
    Seminário de Integração e Orientação    
    Dissertação / Projecto  
     
    2º ano › 2º semestre   
    Dissertação / Projecto     C
           
      Estudantes nacionais e estrangeiros habilitados com o grau de licenciado. O Conselho Científico da Universidade de Aveiro pode também admitir, sob proposta da Comissão Científica do Mestrado, candidatos que não satisfaçam as condições referidas no número anterior mas cujo curriculum demonstre adequada preparação para a frequência do mestrado, como previsto na alínea d) do n.º 1 do art.º 17.º do DL n.º 74/2006, e da alínea d) do art.º 4.º dos Termos de Referência a que alude o n.º 2 do art.º 2.º do Regulamento de Mestrados da Universidade de Aveiro (Mestrados de Bolonha).

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