ObjectivosO curso de mestrado visa como objectivos gerais a formação aprofundada na área científica do serviço social e a qualificação para a investigação científica.
São objectivos específicos do curso:
*
1. Qualificar para a docência e pesquisa em serviço social;
*
2. Propiciar condições para a formação específica aprofundada nos domínios da teoria e do conhecimento em serviço social, do debate ético-deontológico, das questões sociais emergentes, das políticas sociais, das estratégias e metodologias específicas de intervenção em serviço social;
*
3. Estimular a publicação dos resultados da produção científica de serviço social.
Neste sentido, o mestrado em Políticas públicas e bem-estar social visa atingir dois perfis principais a nível de pós-graduação: a formação de docentes-investigadores e a qualificação profissional de interventores sociais nos principais domínios de intervenção dos assistentes sociais e das políticas sociais, potenciando quer a competência interventiva quer a competência investigativa no quadro da acção profissional.
Dirigido aSão admitidos no curso os titulares de licenciatura em serviço social, em ciência política, em direito, em sociologia, em relações internacionais ou em qualquer outro domínio das ciências sociais.
TitulaçãoMestrado em Politicas Públicas e Bem Estar Social
Conteúdo
O curso de Mestrado em Políticas públicas e bem-estar social, pretende, no âmbito do enquadramento do Processo de Bolonha, abrir novas vias para a análise, investigação e estudo quer em contexto teórico quer em contexto prático. Neste sentido, e num quadro interdisciplinar, procura-se avaliar a importância da intervenção no domínio político-social com especial relevância para a esfera de intervenção do Estado quer como regulador quer como interventor no processo.
Este mestrado procura assim romper com a linha clássica da intervenção social, para capacitar os alunos enquanto profissionais ou futuros profissionais para avaliação e decisão no espaço das políticas públicas e, por essa via, na investigação e intervenção sócio-política.
Poder-se-á dizer que este curso procura ocupar um espaço que se encontrava em aberto na formação do capital humano, na área das ciências sociais, e que se pauta pela qualidade temática das suas unidades curriculares, concentrado no estudo das políticas públicas sectoriais ligadas à esfera da intervenção social. A sua orientação é a de formar especialistas capazes de entender o como e o porquê das decisões públicas e para executar soluções para os complexos e variados problemas sociais que se colocam a Portugal, em particular, e à União Europeia, em geral.