Apresentação do Curso
O campo das Artes Tecnológicas -onde se destacam as áreas da Ciberarte, das Artes Interactivas e Multimédia, da Produção on-line e em rede e dos Interfaces Digitais- encontra na actual convergência das Ciências da Comunicação com os mais diversos domínios dos Estudos Artísticos um espaço científico inovador e atento ao mundo contemporâneo.
Nele, as práticas contemporâneas podem ser traduzidas segundo modelos teóricos inovadores e, sobretudo, encontram aí essas práticas uma confirmação cientificamente sustentada da sua própria relevância social, artística e profissional.
A formação curricular proposta por este curso de Mestrado privilegia o equilíbrio entre uma formação teórica de base, sólida em todas as áreas científicas a que o curso de Mestrado se refere, e uma formação especializada de tipo tecnológico e experimental, que tem em vista a aquisição de competências por parte dos mestrandos em todas as componentes tecnológicas e estéticas desta área de formação.
Trata-se, assim, de um modelo lectivo organizado em Master Classes, correspondentes a aulas magistrais teóricas leccionadas pelos professores do Mestrado e por especialistas estrangeiros convidados para trabalhar no âmbito dos projectos de investigação do mesmo, e Ateliers experimentais de formação tecnológica de base e aquisição de competências de investigação e desenvolvimento de projectos leccionados por investigadores externos convidados especificamente a participar no curso.
Este Curso de Mestrado cumpre as normas do Tratado de Bolonha para o espaço Europeu de Ensino Superior, tal como prevê o Dec. Lei 74/2006 de 24 de Março.