ObjectivosO trabalho realizado na comunidade com os indivíduos e grupos em situação de vulnerabilidade acrescida tem criado novos desafios teóricos e práticos que exigem uma sistematização e a formação de um perfil profissional que dê respostas abrangentes a estas situações de exclusão. Neste sentido, o plano curricular deste 2º ciclo de estudos em Psicologia Comunitária procura uma maior diferenciação dos profissionais que procuram trabalhar nesta área, habilitando-os para o planeamento, a intervenção e a avaliação dos contextos comunitários de uma forma competente e especializada. A proposta do plano de estudos apresentada para este curso pressupõe que exista uma preparação básica com conhecimentos sólidos ao nível das ciências humanas e sociais num primeiro ciclo.
Ao adaptarmos o plano de estudos, previamente existente, ao processo de Bolonha, tivemos em conta os desenvolvimentos científicos realizados neste domínio, que ao serem adaptados à realidade portuguesa/europeia poderão dar um contributo significativo para o desenvolvimento da Psicologia Comunitária do nosso país e na Europa.
Do que acima foi dito, resulta uma proposta de adequação do actual Mestrado em Psicologia Comunitária num 2º ciclo em Psicologia Comunitária correspondente a 4 semestres, com 120 ECTS.
TitulaçãoMestrado
ConteúdoMestrado em Psicologia Comunitária
Apresentação do Curso
A construção e implementação deste Curso insere-se num projecto conjunto de colaboração com várias Universidades Portuguesas e Europeias, nomeadamente com a Universidade de Barcelona (Espanha), com a Universidade de Roma (Itália), com a Universidade de Essen (Alemanha) e com a Universidade de Birmingham (Inglaterra). O Mestrado em Psicologia Comunitária tem como objectivos o aprofundamento de modelos, teorias e técnicas relativas à Psicologia Comunitária, possibilitando assim o desenvolvimento de competências que permitam o exercício profissional bem como a realização de trabalho de investigação nesta área.
Objectivos do Curso
O Trabalho realizado na comunidade com os indivíduos e grupos em situação de vulnerabilidade acrescida tem criado novos desafios teóricos e práticos que exigem uma sistematização e a formação de um perfil profissional que dê respostas abrangentes a estas situações de exclusão. Neste sentido, o plano curricular deste Mestrado procura uma maior diferenciação dos profissionais que procuram trabalhar nesta área, habilitando-os para o planeamento, a intervenção e a avaliação dos contextos comunitários de uma forma competente e especializada.