ObjectivosO 2º Ciclo de Formação em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Pessoal tem como objetivos formar especialistas com as seguintes competências:
Saber avaliar e intervir nos problemas de desenvolvimento e/ou de aprendizagem manifestos em contextos educativos.
Desenvolver e implementar programas de prevenção para os problemas de desenvolvimento e/ou de aprendizagem em contextos educativos.
Desenvolver e implementar projetos de investigação nas diversas áreas da psicologia da educação.
Participar e intervir em organizações onde se encontrem equipas pluridisciplinares na abordagem de problemas de desenvolvimento e/ou de aprendizagem.
TitulaçãoMaster em Psicologia da Educação
ConteúdoMestrado em Psicologia da Educação (2.º Ciclo)
Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS
2 Anos (4 Semestre) / Mestre / 120 ECTS
Direcção do Curso Professor Doutor Carlos Simões
Secretariado Mestre Jorge Ferreira (Adjunto)
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
O aluno deve ser capaz de dominar as técnicas de aprendizagem em contextos educativos (abordagem às conceções de aprendizagem e resolução de problemas), como também ser capaz de proceder à avaliação psicológica, diagnóstico, intervenção, implementação de programas e intervir nos contextos das necessidades educativas especiais e aprendizagem criativa. Deve também ser capaz, de dominar instrumentos de desenvolvimento vocacional e pessoal, avaliação psicológica em orientação de carreira, construção de projetos de vida e promoção da saúde e do bem-estar.
Investigação
O 2º Ciclo de formação em Psicologia da Educação dá um particular relevo à integração das suas atividades de formação nas mais diversas linguagens da arte e da cultura, como expoente de uma formação integrada e diversificada dos nossos estudantes. Nesse sentido, temos desenvolvido algumas atividades que envolvem diversas parcerias, quer nacionais, quer internacionais. No âmbito nacional, temos por exemplo e com regularidade, estudantes a colaborarem em iniciativas no âmbito das problemáticas das Necessidades Educativas Especiais, que envolvem organizações, como por exemplo o Náutico Clube Boa Esperança, a Associação Cultural Moinho da Juventude, ou a Casa Pia de Lisboa. No domínio da arte e cultura, temos tido colaborações estreitas com o Museu Nacional de Etnologia. Internacionalmente temos por exemplo a participação de estudantes no Projeto INTERLIGAR que realizou o primeiro seminário europeu na nossa faculdade numa parceria com a Universidade de Leuven.
Equipamentos e Instalações
O Ciclo de estudo dispõe das seguintes instalações de apoio às atividades letivas: Laboratório de Psicologia Computacional, Laboratório de Avaliação Psicológica, Centro de Trabalho Tecnológico, Biblioteca e Salas de Estudos.
Todas as nossas salas estão igualmente equipadas com: Videoprojetor portátil, PC/Netbook portátil e retroprojetor.
Estudos Futuros
O grau de Mestre permite a candidatura a estudos pós-graduados, nomeadamente Doutoramentos.
Saídas Profissionais
São inúmeras as possibilidades do enquadramento profissional resultantes do 2º Ciclo de Estudos em Psicologia da Educação, destacando-se contudo, as seguintes:
1. (SPO´s) em estabelecimentos de ensino, desde o pré-escolar ao ensino superior, nas suas diversas valências;
2. Equipas/projetos de intervenção precoce, intervenção sócio-educativa e intervenção comunitária (IPSS, autarquias, unidades de inserção na vida activa, unidades de saúde);
3. Intervenção no contexto das necessidades educativas especiais;
4. Centros de reconhecimento, validação e certificação de competências;
5. Docência e investigação;
6. Profissão liberal.
Áreas Científicas
Psicologia;
Ciências da educação;
Ciências sociais e do comportamento;