Mestrado em Recursos Biológicos Aquáticos

Solicite informação

Mestrado em Recursos Biológicos Aquáticos

  • Objectivos Portugal possui uma forte ligação com o Meio Aquático, tanto do ponto de vista urbanístico como recreativo, industrial ou económico. A nossa ZEE é a maior da UE e uma parte importante da população vive na orla litoral ou em torno das principais bacias hidrográficas. O Meio Aquático é, reconhecidamente, uma relevante fonte de riqueza mas que está sujeito a uma intensa pressão ambiental decorrente do desenvolvimento demográfico e industrial. Este Ecossistema é objecto de intensa pressão sobre os recursos biológicos que importa gerir e explorar de um modo ambientalmente sustentável, baseado em critérios científicos. Assim, é objectivo deste mestrado formar técnicos especializados numa adequada gestão e exploração dos recursos biológicos aquáticos, de modo a garantir a preservação do ecossistema aquático e uma exploração sustentada dos recursos.
  • Dirigido a CONDIÇÕES DE ACESSO * Serão admitidos para candidatura ao Mestrado em Recursos Biológicos e Aquáticos os licenciados em Biologia, Ciências do Meio Aquático, Ambiente, Ciências Zootécnicas ou em áreas afins. * Serão ainda admitidos candidatos que tenham adquiridos pelo menos 180 créditos, num ciclo de formação da área da Biologia, Ciências do Meio Aquático, Ambiente, Ciências Zootécnicas ou em áreas afins. CRITÉRIOS DE SELECÇÃO E SERIAÇÃO Os candidatos à matrícula no mestrado serão seleccionados tendo em consideração os seguintes critérios: * Afinidade da formação curricular anterior com os objectivos do Mestrado * Curriculo * Nota de licenciatura ou da formação equivalente a um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com o processo de Bolonha. * Eventual entrevista para avaliar a motivação, conhecimentos de línguas estrangeiras e disponibilidade de tempo
  • Titulação Mestre em Recursos Biológicos Aquáticos
  • Conteúdo

    Objectivos do Mestrado

     

    Portugal possui uma forte ligação com o Meio Aquático, tanto do ponto de vista urbanístico como recreativo, industrial ou económico. A nossa ZEE é a maior da UE e uma parte importante da população vive na orla litoral ou em torno das principais bacias hidrográficas. O Meio Aquático é, reconhecidamente, uma relevante fonte de riqueza mas que está sujeito a uma intensa pressão ambiental decorrente do desenvolvimento demográfico e industrial. Este Ecossistema é objecto de intensa pressão sobre os recursos biológicos que importa gerir e explorar de um modo ambientalmente sustentável, baseado em critérios científicos.

     

    Este mestrado pretende formar técnicos especializados numa adequada gestão, exploração e preservação do ecossistema Aquático. Foi especialmente desenhado para biólogos e licenciados em áreas afins, que pretendam melhorar os seus conhecimentos e aptidões em gestão e exploração dos recursos biológicos aquáticos.

     

     

    Organização

     

    Este mestrado corresponde a um 2º ciclo de estudos, conducente ao grau de mestre, e está organizado em quatro semestres, sendo os dois primeiros correspondentes ao curso de especialização e os restantes à elaboração de uma dissertação. O curso de especialização está estruturado de modo a dar formação abrangente sobre os recursos biológicos aquáticos, nas suas duas vertentes principais: 1) gestão dos recursos e 2) exploração dos recursos.

     

    Pretende-se que os alunos, para além de uma formação de base em cada uma dessas áreas, optem por uma formação mais especializada numa ou na outra vertente do curso, através da selecção de algumas disciplinas de entre as várias disciplinas de opção oferecidas. Dado que se pretende formar profissionais especialistas nesta área, as unidades curriculares terão uma forte componente prática, transmitindo as melhores práticas actuais e recorrendo à tecnologia mais avançada disponível. As disciplinas poderão ser leccionadas em bloco intensivos sendo a sua avaliação efectuada no final de cada bloco de matérias. O projecto educativo é assente na aprendizagem pelo contacto com as melhores práticas disponíveis e pelo conhecimento dos princípios teóricos que suportam a prática. Com a estrutura curricular proposta pretende-se que no final dos dois primeiros semestres os alunos possuam um conhecimento sólido e aprofundado nas áreas a que e refere o mestrado, e uma prática laboratorial avançada em todas as unidades curriculares, bem como uma componente de investigação em particular através de uma unidade específica para o efeito (projecto).

     

    Docentes responsáveis de cada disciplina

     

    Aquacultura – Prof. Doutor António Gouveia                                      

    Nutrição de Animais Aquáticos - Prof. Doutor Aires Oliva Teles                                

    Diagnóstico de Doenças de Peixes - Prof. Doutor Aurélia Saraiva e Cristina Cruz

    Fisiologia Animais Aquáticos - Prof. Doutor Ana Maria Rodrigues e António Paulo Carvalho

    Algologia Aplicada - Prof. Doutor Isabel Sousa Pinto

    Genética de organismos aquáticos - Prof. Doutor Paulo Alexandrino

    Biodiversidade de Ecossistemas Aquáticos - Prof. Doutor António Múrias dos Santos

    Dinâmica das Populações Continentais e Estuarinas - Prof. Doutor Natividade Vieira

    Dinâmica da Populações Marinhas e Recursos Pesqueiros - Prof. Doutor Paulo Santos

    Sistemas de Informação Geográfica - Prof. Doutor José Alberto Gonçalves

    Desenho Experimental - Prof. Doutor António Múrias dos Santos

    Gestão dos Recursos Hídricos - Prof. Doutor Natividade Vieira

    Direito do Ambiente – Mestre Inês Folhadela

     

     

    A lista de docentes responsável pelas diferentes disciplinas do curso é composta por 14 doutorados e 1 mestre. Destes, 13 são doutorados em Biologia, 1 doutorado  em Matemática Aplicada  e 1 mestre  em Direito. Dos  biólogos, 11 estão integrados no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR – Laboratório Associado) e 2 no Centro de Investigação  em Biodiversidade e Recursos Genéticos  (CIBIO); o matemático está integrado no Centro de Investigação  em Ciências Geo-Espaciais , sendo todos docentes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. A Mestre em Direito é especialista em direito do ambiente. Constituem assim, um grupo pluridisciplinar, com forte representação de biólogos, todos com méritos científicos firmados, e que desde há longos anos se tem envolvido na investigação e ensino de aspectos relacionados com estas temáticas.

     

     

    Programas resumidos das disciplinas

     

    Aquacultura
    Critérios para a selecção de espécies Critérios para a selecção de locais em terra e no meio aquático Sistemas de produção Principais espécies com interesse em aquacultura
    Aquacultura sustentada

    Impacte da aquacultura no ambiente

    Estratégias para redução do impacte

     

    Nutrição de Animais Aquáticos

    Crescimento animal e modelos de crescimento

    Anatomo-fisiologia da digestão

    Digestibilidade e métodos de estimar a digestibilidade dos alimentos    

    Metabolismo e necessidades de nutrientes: proteínas e ácidos aminados, lípidos, hidratos de carbono, vitaminas e minerais

    Energética nutricional

    Formulação e fabrico de alimentos compostos

    Estratégias nutricionais para controlo da poluição

    Modelos de racionamento

    Delineamento experimental

    Diagnóstico de Doenças de Peixes

    Natureza e causas de doenças. Interacções hospedeiro - parasita - meio.

    Fenómenos histopatológicos.

    Pesquisa de bactérias patogénicas de peixes e características de algumas bacterioses em peixes.

    Pesquisa de virus e características de algumas viroses em peixes.

    Caracterização e pesquisa de parasitas de peixes.

    Doenças micóticas, nutricionais e de etiologia mal definida.      

     

    Fisiologia Animais Aquáticos

    Reprodução e desenvolvimento larvar

    Fisiologia da digestão

    Osmoregulação e excreção

    Transporte vascular e trocas gasosas

     

    Algologia Aplicada

    As algas: introdução, principais grupos e distribuição.

    As algas e a sua utilização presente: os ficocoloides, a alimentação, a cosmética e a agricultura. Utilizações potenciais, biotecnologia e a investigação na área de novos produtos de algas

    Ecofisiologia das algas: requesitos ambientais para o cultivo de algas

    Reprodução de algas: ciclos de vida e reprodução vegetativa

    Aquacultura de algas na Europa e no mundo

    Aquacultura integrada: conceitos e exemplos práticos

     

    Genética de organismos aquáticos

    Modos de reprodução, dispersão e fluxo génico em organismos aquáticos.

    Divergência genética e processos de especiação. Definição de população em espécies aquáticas. História evolutica e filogeografia de espécies Euro-Asiáticas e Atlântico-Mediterrânicas. Genética de espécies invasoras. Efeitos genéticos da poluição. Genética evolutiva de organismos clonais. Genética e aquacultura. Marcadores moleculares na gestão e conservação. Genomas de organismos aquáticos.

     

    Biodiversidade de Ecossistemas Aquáticos

    Biogeografia marinha. A região Atlântico-Mediterrânica. Diversidade a nível da zona intertidal: estuários, praias rochosas e arenosas. Factores que condicionam a distribuição dos organismos: exposição à ondulação, clima, interacções biológicas. Zonação horizontal e vertical. Diversidade a nível da zona subtidal. Diversidade nas zonas abissais e no domínio pelágico. Habitats

    extremos: fontes hidrotermais.

     

    Dinâmica das Populações Continentais e Estuarinas

    Biologia: ciclos de vida, hábitos alimentares e reprodução

    Interacção com os ecossistemas.

    Influência dos impactos ambientais na dinâmica das espécies.

    Áreas de distribuição e áreas de pesca.

    Técnicas de estudo de alimentação, maturação sexual, crescimento e idade. Características gerais: Morfologia, alimentação, fisiologia e ciclos biológicos.

    Espécies de interesse económico.

     

    Dinâmica da Populações Marinhas e Recursos Pesqueiros

    A disciplina aborda a interacção entre os vários ecossistemas marinhos e a exploração industrial dos recursos piscícolas, aprofundando o conhecimento das metodologias de estudo e gestão sustentável da pesca. Modelos matemáticos sobre o crescimento, a selectividade das redes de arrasto e a mortalidade natural e mortalidade por pesca serão alvo de detalhada analise, com exemplos reais.

     

    Sistemas de Informação Geográfica

    Conceitos sobre representações cartográficas e sistemas de coordenadas.

    Estruturas de dados vectorial e raster para representação de entidades geográficas.

    Aquisição de dados vectoriais.

    Operações sobre dados tabelares associados a informação geográfica.

    Pesquisas de dados por atributos e por critérios espaciais.

    Composição de mapas temáticos.

    Operações de integração de dados na forma vectorial.

    Geração, manipulação e análise de dados na forma raster.

     

    Desenho Experimental

    Elaboração de hipóteses, selecção de testes estatísticos adequados, planeamento e concepção da experiência e interpretação de resultados.

    O princípio hipotético-dedutivo versus a lógica indutiva.

    Representatividade das amostras.

    Análise de variância uni-factorial e multi-factorial. Pressupostos.

    Replicação e pseudoreplicação.

    Confusão entre factores.

    Análises assimétricas.

     

    Gestão dos Recursos Hídricos

    Recursos hídricos: uso e necessidades de água.

    Aguas superficiais, e águas subterrâneas distribuição geográfica. Qualidade e quantidade dos recursos. Utilização dos recursos (energia, rega).

    Cheias, efeitos e previsões. Métodos de gestão dos recursos.

    Legislação

     

    Direito do Ambiente

    O ambiente como conceito normativo: o artigo 66º da Constituição da República Portuguesa e a Lei de Bases do Ambiente

    Direito do Ambiente, Direito do Urbanismo e Direito do Ordenamento do Território

    Os princípios de Direito do Ambiente.

    Os instrumentos de Direito do Ambiente: instrumentos preventivos e instrumentos repressivos

    O Direito das Águas Português: referências aos instrumentos de planificação, ao licenciarmos e à qualidade da água.

     

     

    Adequação dos recursos materiais às exigências científicas e pedagógicas do mestrado

     

    A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto possui os recursos necessários para este curso de mestrado, sendo de destacar:

     

    ·          Laboratórios adequadamente apetrechados com o equipamento necessário para as aulas práticas (nomeadamente laboratórios de investigação)

    ·          Estação de Zoologia Marítima, adequadamente equipada para a manutenção e a realização de trabalhos envolvendo animais aquáticos

    ·          Laboratório informático munido com postos de trabalho individuais para a execução de trabalhos

    ·          Espaço aberto de informática apetrechado com vários postos de trabalho à disposição dos alunos

    ·          Ligação à Internet em todos os postos.

    ·          Biblioteca especializada

    ·          Acesso on-line a grande parte das revistas internacionais (b-on)

    ·          Rede wireless no campus da Faculdade (projecto e-U)

Solicite informação

Outro curso relacionado com ciências marinhas

  • Curso de Metodologia Arqueológica, Métodos de Datação e Cronologia

  • Centro: Cognos-Formação e Desenvolvimento Pessoal
  • Solicite informação
  • Mestrado em Análise de Risco Ambiental

  • Centro: Instituto Piaget – Vila Nova de Gaia
  • Solicite informação
  • Mestrado em Instrumentação Ambiental

  • Centro: UE - Universidade de Évora
  • Solicite informação
  • Mestrado em Geomateriais e Recursos Geológicos

  • Centro: Universidade de Aveiro
  • Solicite informação
  • Licenciatura em Geologia

  • Centro: Universidade de Coimbra - FCTUC - Faculdade de Ciências e Tecnologia
  • Solicite informação
  • Licenciatura em Ciências do Mar

  • Centro: UALG - Universidade do Algarve
  • Solicite informação
  • Licenciatura em Geologia (Ciências ULisboa)

  • Centro: Universidade de Lisboa
  • Solicite informação