Mestrado em Serviço Social

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Mestrado em Serviço Social

  • Objectivos O Programa de Mestrado em Serviço Social inscreve-se na dinâmica académica que caracteriza a função de ensino universitário e no desenvolvimento do pensamento reflexivo dos profissionais de Serviço Social. E assenta no pressuposto de que a complexidade crescente dos processos de mudança social em que os assistentes sociais, e os trabalhadores sociais em geral, se vêem envolvidos exige uma reflexão cada vez mais aprofundada quer sobre as transformações e dinâmicas societárias, quer sobre os fundamentos e métodos de intervenção em Serviço Social, para o que só as exigências científicas de um percurso de pós-graduação poderá preparar convenientemente. Objectivos e estrutura organizativa: O Mestrado em Serviço Social visa a produção de conhecimentos científicos através do desenvolvimento das capacidades de compreensão sistemática de problemas e práticas sociais com os quais lidam os profissionais de Serviço Social e Intervenção Social, nomeadamente: · A apropriação de uma visão compreensiva e prospectiva das principais problemáticas e dimensões estruturantes da realidade portuguesa contemporânea quer ao nível sistémico quer compreensivo; · O desenvolvimento de aptidões e métodos de investigação num contexto participado; · A aquisição de aptidões e métodos de investigação e análise científica das práticas profissionais especificas ao Serviço Social; · A teorização dos métodos de intervenção, em termos da sua eficácia e eficiência; · A capacidade de analisar criticamente ideias novas e complexas e de as comunicar à diversidade de públicos desta área de conhecimento. O Programa do Mestrado está concebido como um suporte quer à reflexão sobre um percurso profissional, quer ao desenvolvimento de trabalhos científicos que contribuam para o aprofundamento de novos conhecimentos nos domínios do Serviço Social e das Políticas Sociais. O currículo do Mestrado em Serviço Social estrutura-se em torno do reforço da capacidade reflexiva de produção de conhecimentos que pode ter como produto uma investigação académica, mas também uma reflexão devidamente contextualizada sobre as metodologias e práticas profissionais, em Serviço Social e Intervenção Social. De acordo com a orientação legal estabelecida no quadro da reforma de Bolonha, e ponderados os percursos formativos, é igualmente aberta aos mestrandos a oportunidade de realização de um estágio profissional. O Programa corresponde a 90 ECTS distribuídos por três semestres. Nestes três semestres funcionará a componente lectiva complementar à elaboração da dissertação ou realização de um estágio e respectivo relatório ou projecto.
  • Titulação Mestre em Serviço Social
  • Conteúdo

    Curso de Mestrado em Serviço Social

    Especializações:

    Serviço Social
    Acompanhamento Social e Inserção

    SERVIÇO SOCIAL
    A proposta formativa em Serviço Social pretende responder à diversidade dos candidatos (profissionais e estudantes que prosseguem estudos directamente do 1º ciclo),  e à diversidade de problemáticas (desde a intervenção individual e familiar , à intervenção face ao desenvolvimento local e ao desenho e avaliação de políticas sociais)  e a reconciliação entre metodologias de investigação-acção mais próximas dos profissionais  de terreno e a investigação em Serviço Social.


    Para responder a estas complexidades,  o projecto educativo estrutura-se num modelo inovador assente em três componentes essenciais.


    Em primeiro lugar,  o currículo inclui uma forte componente de reflexão critica sobre as práticas profissionais traduzido na obrigatoriedade de inserção profissional dos mestrandos através de 3 vias possíveis: i) a reflexão sobre a prática profissional para os que já estão no mercado de trabalho; ii) a frequência de estágios para os que não estão a trabalhar; ii) a inserção nos projectos de investigação do Centro de Estudos em Serviço Social e Sociologia da FCH . Esta inserção profissionalizante é apoiada através de um Seminário de Investigação e Reflexão sobre Práticas Profissionais em Serviço Social. Nesse sentido a matriz curricular sem descurar a formação teórica permite uma melhor ?incorporação? da relação entre teoria e empiria.

    Uma segunda forma de acolher a diversidade dos Seminários Temáticos [opcionais] por via dos quais é possível oferecer temáticas de trabalho em opção dependendo do número de inscritos  e das suas preferências .

    Uma terceira dimensão reporta-se à possibilidade de frequência por disciplinas -  e um sistema de acumulação de créditos - que favorece, sobretudo para os profissionais que estão na vida activa,  uma melhor gestão do tempo de concretização do Mestrado  através da frequência de disciplinas diferidas no tempo,  incluindo a escolha de opções temáticas que estão em funcionamento em diferentes anos.


    Plano Curricular

    1º Semestre:
    - Globalização e Mudança Social
    - Seminário Temático I*
    - Questões Avançadas de Serviço Social
    - Seminário de Investigação e Práticas Profissionais em Serviço Social

    2º Semestre:
    - Mudança Cultural: Construção Identitária e Coesão Social
    - Seminário Temático II*
    - Seminário de Investigação e Práticas Profissionais em Serviço Social II
    - Dissertação: Trabalho de Pesquisa, Relatório de Estágio - Trabalho de Projecto e Tutoria

    3º Semestre:
    - Dissertação: Trabalho de Pesquisa, Relatório de Estágio - Trabalho de Projecto e Tutoria

    Seminários Temáticos:


    1º SEMESTRE *
     
    Organização Comunitária em Processos de Desenvolvimento
    Inovação Social e Organizações do 3º Sector
    A Relação de Ajuda em Serviço Social: Perspectiva individual e familiar

    2º SEMESTRE **

    Políticas Sociais: Desenho, Programação e Avaliação
    Supervisão e Comunidades de Prática: a construção de práticas  reflexivas
    Metodologias Aprofundadas de Investigação

    ACOMPANHAMENTO SOCIAL E INSERÇÃO

    O percurso em Acompanhamento Social e Inserção visa  aprofundar a reflexão sobre a reconfiguração das políticas sociais, a que se assiste desde os anos 80 do séc. XX, no quadro das grandes transformações que vêem ocorrendo nas sociedades contemporâneas e, designadamente do processo de individuação que vem tendo lugar.
    Pretende-se assim analisar o modo como estas transformações impactam nas instituições sociais públicas e do sector privado não lucrativo que tradicionalmente se ocupam dos públicos e grupos sociais vulneráveis e que hoje se confrontam não só com o alargamento dos públicos mas também com a diferenciação e complexificação das problemática sociais associadas. Do mesmo modo, é preocupação central deste percurso formativo proporcionar aos Assistentes Sociais e outros trabalhadores sociais que exercem a sua actividade neste campo, uma reflexão aprofundada que contribua quer para uma actualização dos quadros interpretativos destes fenómenos sociais e das novas orientações das políticas sociais, quer dos saberes-fazer requeridos pelos novos dispositivos de acompanhamento social, especialmente no seu  modus operandi na relação face-a-face com os utentes / beneficiários destes serviços, quer no âmbito das políticas de assistência social / acção social, quer num leque alargado de outras áreas de intervenção social.


    Plano Curricular:

    1º SEMESTRE
     
    Globalização e Mudança Social
    Questões Avançadas em Serviço Social
    Acção Social, Individuação e Cidadania 
    Sem. de Metodologias de Acompanhamento  Social I: Biografia e Narrativa da Experiência
    Sem. de Investigação e Análise das Práticas Profissionais
     

    2º SEMESTRE

    Mudança Social: Construção Identitária e Coesão Social
    Sem. de Metodologias de Acompanhamento Social II: Construção de Percursos de Inserção
    Acompanhamento Social e Intervenção Territorial e Comunitária
    Seminário de Investigação e Análise das Práticas Profissionais 
    Dissertação: Trabalho de Pesquisa, Relatório de Estágio - Trabalho de Projecto e Tutoria
     

    3º SEMESTRE
     
    Dissertação: Trabalho de Pesquisa, Relatório de Estágio - Trabalho de Projecto e Tutoria
     

     

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