O desenvolvimento da tecnologia de informação na última década tem oferecido oportunidades de melhorar, de forma cabal, o processo de tomada de decisão e resolução de problemas no domínio geoespacial.
O conjunto de tecnologias para recolha, processamento. Análise e disponibilização da informação com referência geográfica designada por geotecnologia, combina conceitos de Geografia com Tecnologia da Informação fundamentados num conhecimento organizado dos sistemas em análise.
As geotecnologias incluem aspectos de sistemas de informação geográfica, cartografia digital, posicionamento global e detecção remota. Desta forma, a realização deste curso de Pós – Graduação tende a convergir com as directrizes do Programa do XVII Governo Constitucional, no qual “a inovação tecnológica e a inovação na organização e na gestão, o estabelecimento de políticas ambiciosas para a sociedade da informação, a ciência e a tecnologia e a qualificação das pessoas bem como a criação do sistema nacional de informação territorial, a par do desenvolvimento de uma política de informação geográfica (…)” são considerados aspectos fundamentais para o aumento da competitividade da economia portuguesa, assim como a eficácia das politicas de ordenamento e desenvolvimento sustentável.
Este curso permitirá aprofundar conhecimentos na área dos sistemas de informação geográfica através de um ensino assente numa forte componente prática, o que possibilitará aos formandos o exercício das suas actividades profissionais, com uma maior autonomia e eficácia.