Mestrado em Sociologia, Globalização e Desenvolvimento (2.º Ciclo)
ObjectivosO mestrado em Sociologia, Globalização e Desenvolvimento visa a aquisição de conhecimentos científicos sólidos e aprofundados, qualificações e competências especializadas para compreender e agir nas interações entre os atores sociais e nas mudanças nas nossas sociedades contemporâneas. Os objetivos do curso centram-se na aprendizagem para o exercício, bem sucedido, da prática profissional em diferentes lugares e funções de coordenação e de direção, para a cidadania, para a investigação e para a formação ao longo da vida, em uma de cinco variantes possíveis de desenvolvimento: segurança; dinâmicas locais; trabalho e organizações; saúde; migrações e diásporas. O mestrado desenvolve-se ao longo de quatro semestres e tem 120 unidades de crédito (ECTS).
ConteúdoMestrado em Sociologia, Globalização e Desenvolvimento(2.º Ciclo)
Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS
2 Anos (4 Semestre) / Mestre / 120 ECTS
Direcção do Curso
Professor Doutor José Fialho
Secretariado
Dra. Teresa Candeias
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir A organização curricular e o diploma final comprovam o nível aprofundado e especializado de conhecimentos, capacidades e competências técnicas em diversos domínios:
Capacidade de produzir conhecimento científico em contexto teórico e metodológico, transdisciplinar e internacional;
Capacidade de conceber, planear, realizar, gerir e avaliar não só projetos de investigação/ação/intervenção, mas também políticas e programas;
Capacidade de problematizar situações complexas, de riscos elevados, de incerteza, de conflitos e de crises;
Capacidade de amostragem, recolha e seleção de informação especializada pertinente por relação aos objetivos;
Capacidade de participar, coordenar, gerir e mobilizar, de forma eficiente e multidisciplinar, trabalho de equipa e/ou processos complexos de planeamento, e execução de ações em contextos de conflito e de competitividade;
Capacidade de criar ideias, inovação e empreendadorismo;
Capacidade de criar e gerir eventos e ambientes criativos, integrando parcerias, talentos de diferentes áreas e recursos;