O exercício da prática profissional, no domínio da educação física, do treino desportivo ou do exercício e saúde, não é uma mera aplicação de conhecimentos e técnicas. Trata-se de uma actividade de elevado nível de complexidade que implica conhecimentos e responsabilidades, cujo exercício reclama apoio e supervisão – esta a problemática em foco neste curso.
A qualidade da prática profissional exige não só o conhecimento da área da especialidade mas também decisão estratégica, em função das variáveis do público-alvo, do contexto, de processo e de produto. Isto implica um desempenho marcado pela reflexão e a regulação das práticas.
Este trabalho exige uma atitudes crítica e prepositiva, capacidade de elaboração teórica, de investigação, de intervenção e avaliação, para que os problemas e as soluções promovam a melhoria do serviço prestado aos praticantes e também para sustentar a qualificação das práticas e o desenvolvimento profissional.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
Habilita para desempenhar o papel de supervisor, nas diferentes áreas de intervenção profissional: na escola, no clube, na autarquia, no ginásio, etc.
DISSERTAÇÃO
Os trabalhos de pesquisa centram-se nas seguintes linhas de investigação:
* A construção da profissão;
* O sucesso em Educação Física e Desporto;
* As mudanças na Educação Física e Desporto.
Perfil de Competências do Curso de Especialização
Pretende-se que, após a aprovação no Curso de Especialização (os dois primeiros semestres do Mestrado), os diplomados estejam aptos a:
1. Diagnosticar necessidades e problemas de formação de Professores de Educação Física, a partir da análise das práticas educativas em contexto escolar, considerando as orientações de política educativa, as dinâmicas institucionais da escola, bem como as tendências científicas, técnicas e deontológicas da especialidade;
2. Projectar e organizar processos de formação em serviço para professores de Educação Física, centrados na elevação das capacidades pedagógicas dos docentes, tendo por referência a melhoria das aprendizagens dos alunos, o impacto das actividades escolares na comunidade, bem como a qualificação dos professores, no quadro da carreira docente;
3. Programar e realizar actividades de formação em serviço, centradas na inovação e desenvolvimento das práticas escolares, projectando a elevação da qualidade das actividades curriculares e de complemento curricular;
4. Organizar e aplicar processos de avaliação formativa do desempenho dos Professores de Educação Física, bem como de avaliação das actividades e programas de formação em serviço e dos respectivos resultados, quer no âmbito individual, quer no âmbito institucional;
5. Projectar uma investigação sobre a formação em serviço de professores (projecto centrado na análise das actividade escolares em geral e da prática pedagógica em especial) no sentido de confirmar ou formular hipóteses de pesquisa relevantes, através de metodologias adequadas e exequíveis, para um melhor conhecimento e compreensão dos processos de formação em serviço, da supervisão pedagógica, da gestão e avaliação da formação e da relação da formação com o desenvolvimento do currículo e a qualidade das práticas escolares.