Mestrado em Trabalho Social e Intervenção Sócio-Educativa
Dirigido aPodem candidatar-se licenciados de qualquer área científica, nomeadamente das áreas do trabalho social e da educação.
TitulaçãoO grau de Mestre em Trabalho Social e Intervenção Sócio-Educativa é conferido mediante aprovação na prova de defesa do trabalho de projecto, após a conclusão com aproveitamento satisfatório da parte escolar e das unidades curriculares do 3º e 4º semestres.
ConteúdoO ISCET – Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo – oferece o primeiro programa de Mestrado em Trabalho Social e Intervenção Sócio-Educativa, com a duração de 4 semestres. Este programa foi autorizado por Despacho do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em 28/10/2008 (Aviso n.º 29 344/2008 de 11/12/2008).
O curso de mestrado pode envolver a utilização recorrente de materiais em língua estrangeiras (espanhol, francês e inglês).
O curso de mestrado tem a duração de quatro semestres. Os dois primeiros abrangem a componente escolar (cinco disciplinas em cada semestre), enquanto que os dois últimos se destinam à preparação e desenvolvimento de um trabalho de projecto.
- No final do 2º semestre é atríbuido o certificado de pós-graduação em Trabalho Social e Intervenção Sócio-Educativa;
- Os detentores de licenciaturas anteriores a Bolonha poderão solicitar, se for caso disso, algumas equivalências;
- Poderá ser igualmente solicitada, quando aplicável, a creditação de competências profissionais.
Durante os quatro semestres os estudantes terão acesso à frequência das unidades curriculares em funcionamento noutros cursos de Licenciatura e Mestrado do ISCET. Serão, também, convidados a assistir aos programas de conferências e seminários regulares da instituição e a participar em actividades diversas da comunidade académica e científica.
Funcionamento
O idioma de leccionação é o português, podendo contudo haver lugar a leccionação de módulos em língua espanhola, francesa ou inglesa. As aulas dos 1º e 2º semestres e a orientação tutorial realizam-se em horário pós-laboral, respectivamente em 3+1 dias, de segunda a sexta-feira. Poderá haver, todavia, excepções ou alterações pontuais de calendário, que serão atempadamente comunicadas aos estudantes.
A assiduidade é estimulada, quer no que respeita à frequência das aulas, quer à participação nos programas de conferências e seminários, podendo os estudantes registar até 1/3 de faltas às aulas de cada unidade curricular sem justificação.
Plano de estudos
1º Semestre
Antropologia das Situações de Risco
Famílias Multiproblemáticas e Exclusão Social
Mediação Comunitária, Escolar e Familiar: Resolução de Conflitos
Planeamento, Gestão e Avaliação de Projectos Sociais
Terapia Familiar
2º Semestre
Intervenção Sócio-Educativa junto de Idosos
Intervenção Sócio-Educativa junto de Menores em Risco e Conflito Social
Intervenção Sócio-Educativa junto de Minorias
Intervenção Sócio-Educativa nas Deficiências
Intervenção Sócio-Educativa nas Dependências
3º e 4º Semestres
Seminário
Projecto I
Projecto II