O Mestrado em Turismo integra três ramos de especialização:
O curso de Mestrado em Turismo – ramo de especialização em Gestão Estratégica de Destinos Turísticos, tem como objectivo central contribuir para a formação de “massa crítica” e capital humano tendo em vista responder aos novos desafios e exigências que o sector do turismo enfrenta. Assim sendo, propõe-se valorizar e actualizar os conhecimentos adquiridos ao longo dos percursos académicos e profissionais dos seus discentes, contribuindo, deste modo, não só para a adequação do sector turístico nacional a uma realidade em constante mudança, mas também para o incremento dos seus factores de competitividade através do acréscimo da qualidade dos produtos e serviços disponibilizados.
O curso de Mestrado em Turismo – ramo de especialização em Gestão Estratégica de Eventos, tem como objectivo central contribuir para a formação de “massa crítica” e capital humano, tendo em vista responder aos novos desafios e exigências que o sector do turismo e da meetings industry enfrenta, em particular nos eixos estratégicos de organização e gestão de eventos.
O curso de Mestrado em Turismo – ramo de especialização em Inovação em Turismo Ativo e de Experiências, tem como objetivo central contribuir para a formação de recursos humanos que possam responder aos novos desafios e exigências que o turismo enfrenta. São privilegiadas as competências nas áreas da conceção, planeamento e gestão de destinos e produtos turísticos, particularmente nos segmentos do turismo na natureza e de aventura, turismo rural e turismo criativo nas áreas urbanas. Deste modo, pretende-se responder à necessidade identificada na Estratégia portuguesa para o turismo 2027 e pelas empresas, de melhorar a oferta turística apostando num duplo contexto de formação e gestão estruturado por duas grandes vertentes estratégicas: a diferenciação e a qualificação. Para tal, novas competências profissionais, novas formações, inovação e novas atitudes são imprescindíveis. Este ramo de especialização do Mestrado em Turismo diferencia-se dos outros quer porque é mais especializado, sendo muito direcionado para o turismo ativo e para as “novas” dinâmicas do turismo que privilegiam a inovação e as experiências turísticas, quer por ter uma componente mais prática, especialmente no segundo semestre.