Saídas Profissionais
O Mestrado Integrado em Engenharia Química e Bioquímica forma engenheiros com um perfil de nível internacional numa área em que a Europa é potência dominante – a Química é o único sector industrial europeu que supera o americano e o japonês.
A Indústria Química assegura 6% do volume de emprego europeu e os produtos desta indústria fazem parte da vida quotidiana. Por outro lado, a biotecnologia moderna é um sector industrial em acelerada expansão. O futuro destas indústrias está baseado na inovação e qualificação dos recursos humanos.
A principal preocupação destas indústrias é a previsível falta de engenheiros altamente qualificados, num futuro próximo. Os Engenheiros Químicos / Engenheiros Bioquímicos da FCT encontrarão um mercado de trabalho europeu muito receptivo às suas qualificações.
A versatilidade de formação de Engenheiro Bioquímico, adicionada à tradicional de Engenharia Química, já por si extremamente flexível, proporcionará aos novos engenheiros saídas profissionais em variados sectores tanto industriais como de serviços, e abrangendo áreas desde investigação e desenvolvimento tecnológico, o projecto industrial e a produção até ao controlo de qualidade, regulamentação ambiental, a gestão e serviços comerciais.