Mestrado Internacional em Dietética e Nutrição + Mestrado Internacional em Coaching Nutricional

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Mestrado Internacional em Dietética e Nutrição + Mestrado Internacional em Coaching Nutricional

  • Conteúdo Mestrado Internacional Em Dietética E Nutrição + Mestrado Internacional Em Coaching Nutricional.


    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:


    CARGA HORÁRIA: 600 HORAS
    MODALIDADE: ONLINE
    CURSO DE INICIAÇÃO: ONLINE
    TUTOR: PESSOAL
    IDIOMA:PORTUGUÊS
    DURAÇÃO ATE 1 ANO: *Prorrogável


    DESTINATÁRIOS:

    O aluno estudará neste manual a classificação de alimentos e nutrientes, o processo de digestão e asnecessidades alimentares do ser humano.

    Também estudará o conceito, disciplina e história do choaching, o perfil do coach, o coache, as disciplinas do coaching, o código ético e deontológico do coaching, as sessões de coaching, os conceitos e definições da nutrição, a classificação de alimentos e nutrientes, o sistema digestivo, as necessidades nutricionais, a dieta, o coaching nutricional, as técnicas básicas do coaching nutricional e os modelos de aplicação e ferramentas do coaching nutricional.

    O aluno receberá acesso a um curso inicial, onde encontrará informações sobre a metodologia de aprendizado, a titulação que irá receber, o funcionamento do Campus Virtual, o que fazer quando o aluno finalizar e informações sobre o Grupo Esneca Formación.



    CERTIFICAÇÃO OBTIDA:

    Uma vez finalizados os estudos e feitas as avaliações, o aluno receberá um diploma que certifica o “MESTRADO INTERNACIONAL EM DIETÉTICA E NUTRIÇÃO + MESTRADO INTERNACIONAL EM COACHING NUTRICIONAL”, de ESNECA BUSINESS SCHOOL, avaliada por nossa condição de sócios da CECAP e AEEN, máxima instituição espanhola em formação e qualidade.

    Os diplomas também trazem o selo de Notário Europeu, que atesta a validade, conteúdo e autenticidade do título em nível nacional e internacional.


    CONTEÚDO DE FORMAÇÃO:


    PARTE 1. DIETÉTICA E NUTRIÇÃO:


    INTRODUÇÃO:

    MÓDULO 1. CONCEITOS E DEFINIÇÕES.


    UNIDADE DIDÁTICA 1. BROMATOLOGIA


    UNIDADE DIDÁTICA 2. ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
    1. Alimentação, alimentos e porções
    2. Nutrição e nutrientes
    3. Qual é a relação entre a alimentação e a nutrição?


    UNIDADE DIDÁTICA 3. DIETÉTICA, DIETA E NUTRICIONISTA


    UNIDADE DIDÁTICA 4. SAÚDE E DOENÇA
    Resumo
    Espaço Didáctico
    Soluções


    MÓDULO 2. CLASSIFICAÇÃO DE ALIMENTOS E NUTRIENTES.


    UNIDADE DIDÁTICA 1. CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS


    UNIDADE DIDÁTICA 2. CLASSIFICAÇÃO DOS NUTRIENTES

    1. Macronutrientes
    • Carboidratos e glicídios
    • Lípidios
    • Proteínas
    • Água
    2. Micronutrientes
    • Vitaminas
    • Minerais


    UNIDADE DIDÁTICA 3. GRUPOS DE ALIMENTOS

    1. Pirâmide da alimentação saudável
    2. Roda de alimentos
    3. Prato de alimentação saudável

    Resumo
    Espaço Didáctico
    Soluções


    MÓDULO 3. SISTEMA DIGESTIVO.


    UNIDADE DIDÁTICA 1. DEFINIÇÃO E GENERALIDADES


    UNIDADE DIDÁTICA 2. ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTIVO


    UNIDADE DIDÁTICA 3. DIGESTÃO

    Resumo
    Espaço Didáctico
    Soluções


    MÓDULO 4. NECESSIDADES NUTRICIONAIS.


    UNIDADE DIDÁTICA 1. INTRODUÇÃO A BIOQUÍMICA

    1. Ligações Covalentes
    • Classificação das ligações covalentes

    2. Ligações de hidrogênio ou ponte de hidrogênio

    3. Forças hidrofóbicas

    4. Transformações celulares dos macronutrientes
    • Carboidratos ou açúcares
    • Lipídios ou gorduras
    • Proteínas

    5. ATP ou Trifosfato de adenosina


    UNIDADE DIDÁTICA 2. METABOLISMO

    1. Vias metabólicas


    UNIDADE DIDÁTICA 3. UNIDADES DE MEDIDA DA ENERGIA


    UNIDADE DIDÁTICA 4. VALOR CALÓRICO DOS ALIMENTOS


    1. Valor nutritivo e valor energético dos alimentos


    2. Medição da energia/valor calórico dos alimentos
    • Medição direta
    • Medição indireta
    • Métodos teóricos


    UNIDADE DIDÁTICA 5. NECESSIDADES ENERGÉTICAS DE UM INDIVÍDUO SAUDÁVEL


    1. Gasto energético em repouso (GER)
    2. Gasto energético total (GET)
    3. Dicas para acelerar o metabolismo basal
    Resumo
    Espaço Didáctico
    Soluções


    MÓDULO 5. CARBOIDRATOS.


    UNIDADE DIDÁTICA 1. DEFINIÇÃO E GENERALIDADES


    UNIDADE DIDÁTICA 2. CLASSIFICAÇÃO DOS CARBOIDRATOS


    1. Monossacarídeos
    2. Oligossacarídeos
    3. Polissacarídeos


    UNIDADE DIDÁTICA 3. FUNÇÕES DOS CARBOIDRATOS


    UNIDADE DIDÁTICA 4. DIGESTÃO DOS CARBOIDRATOS


    UNIDADE DIDÁTICA 5. METABOLISMO DOS CARBOIDRATOS


    1. Glicólise
    2. Vía das pentoses
    3. Ciclo de Krebs
    4. Fosforilação oxidativa
    5. Gliconeogênese
    6. Ciclo de Cori
    7. Metabolismo do glicogênio


    UNIDADE DIDÁTICA 6. FIBRA DIETÉTICA

    Resumo
    Espaço Didáctico
    Soluções


    MÓDULO 6. LÍPIDOS.

    UNIDADE DIDÁTICA 1. DEFINIÇÃO E GENERALIDADES


    UNIDADE DIDÁTICA 2. FUNÇÕES LIPÍDICAS


    UNIDADE DIDÁTICA 3. ÁCIDOS GRAXOS

    1. Biossíntese
    2. Catabolismo


    UNIDADE DIDÁTICA 4. CLASSIFICAÇÃO DOS LÍPIDIOS

    1. Perspectiva dietética e nutricional
    2. Perspectiva química
    • Saponificáveis
    • Insaponificáveis


    UNIDADE DIDÁTICA 5. DIGESTÃO E ABSORÇÃO LIPÍDICA


    UNIDADE DIDÁTICA 6. DISTRIBUIÇÃO E TRANSPORTE DE LIPÍDIOS
    Resumo
    Espaço Didáctico
    Soluções


    MÓDULO 7. PROTEÍNAS.


    UNIDADE DIDÁTICA 1. DEFINIÇÃO E GENERALIDADES


    UNIDADE DIDÁTICA 2. AMINOÁCIDOS


    UNIDADE DIDÁTICA 3. CLASSIFICAÇÃO DAS PROTEÍNAS
    1. Proteínas simples
    2. Proteínas conjugadas
    3. Proteínas derivadas


    UNIDADE DIDÁTICA 4. DIGESTÃO E ABSORÇÃO PROTEICA


    UNIDADE DIDÁTICA 5. METABOLISMO PROTEICO
    1. Descarboxilação
    2. Desaminação
    • Transaminação
    • Desaminação oxidativa
    3. Ciclo da ureia
    4. Ciclo de Krebs o ciclo do ácido cítrico
    5. Gliconeogêneses
    6. Sínteses dos ácidos graxos
    7. Sínteses das proteínas


    UNIDADE DIDÁTICA 6. NECESSIDADES PROTEICAS


    UNIDADE DIDÁTICA 7. ORIGEM E VALOR BIOLÓGICO DAS PROTEÍNAS
    1. Proteínas de origem animal
    2. Proteínas de origem vegetal


    UNIDADE DIDÁTICA 8. ENFERMIDADES RELACIONADAS
    Resumo
    Espaço Didáctico
    Soluções


    MÓDULO 8. VITAMINAS.


    UNIDADE DIDÁTICA 1. DEFINIÇÃO E GENERALIDADES


    UNIDADE DIDÁTICA 2. CLASSIFICAÇÃO DAS VITAMINAS


    1. Vitaminas lipossolúveis
    • Vitamina A ou retinol
    • Vitamina D ou calciferol
    • Vitamina E ou tocoferol
    • Vitamina K
    2. Vitaminas hidrossolúveis
    • Vitamina C ou ácido ascórbico
    • Complexo B


    UNIDADE DIDÁTICA 3. ENFERMIDADES POR AUSÊNCIA OU EXCESSO DE
    VITAMINAS


    1. Avitaminose e hipovitaminose
    2. Hipervitaminose
    Resumo
    Espaço Didáctico
    Soluções


    MÓDULO 9. MINERAIS.


    UNIDADE DIDÁTICA 1. DEFINIÇÃO E GENERALIDADES


    UNIDADE DIDÁTICA 2. CLASSIFICAÇÃO DOS MINERAIS


    1. Macrominerais
    • Cálcio
    • Fósforo
    • Magnésio
    • Enxofre
    • Sódio, potássio e cloro

    2. Microminerais
    • Ferro
    • Cobre
    • Iodo
    • Manganês
    • Cromo
    • Cobalto
    • Zinco
    • Flúor
    • Selênio
    Resumo
    Espaço Didáctico
    Soluções


    MÓDULO 10. ÁGUA.


    UNIDADE DIDÁTICA 1. DEFINIÇÃO E GENERALIDADES


    UNIDADE DIDÁTICA 2. FUNÇÕES DA ÁGUA


    UNIDADE DIDÁTICA 3. EQUILÍBRIO HÍDRICO


    UNIDADE DIDÁTICA 4. SEDE E DESIDRATAÇÃO CRÔNICA


    UNIDADE DIDÁTICA 5. CONSELHOS PARA MANTER UMA BOA HIDRATAÇÃO


    Resumo
    Espaço Didáctico
    Soluções


    QUESTIONÁRIO


    PARTE 2. TERAPIA DIETÉTICA ELABORAÇÃO

    MÓDULO 1. A DIETA.


    UNIDADE DIDÁTICA 1. CONCEITO


    UNIDADE DIDÁTICA 2. DIETA BALANCEADA


    1. Elaboração de uma dieta balanceada


    UNIDADE DIDÁTICA 3. MITOS DA NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

    Resumo
    Espaço didático


    MÓDULO 2. SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRICIONAL.


    UNIDADE DIDÁCTICA 1. AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL


    1. Anamnese
    • Histórico clínico, dados socioeconómicos e psicossociais, e estilo de vida
    • Histórico dietético e hábitos alimentares
    • Actividade física


    2. Estudo antropométrico e composição coropral
    • Protocolo de preparação
    • Material antropométrico
    • Medidas básicas

    3. Parâmetros bioquímicos
    • Proteínas somáticas (corporal/muscular)
    • Proteínas viscerais
    Resumo
    Espaço didático


    MÓDULO 3. DIETÉTICA E NUTRIÇÃO DA MÃE DURANTE A AMAMENTAÇÃO.


    UNIDADE DIDÁTICA 1. MUDANÇAS FISIOLÓGICAS


    UNIDADE DIDÁCTICA 2. NECESSIDADES E RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS


    UNIDADE DIDÁTICA 3. TRASTORNOS ALIMENTARES COMUNS


    UNIDADE DIDÁTICA 4. MODELO DE DIETA

    Resumo
    Espaço didático


    MÓDULO 4. DIETÉTICA E NUTRIÇÃO DA MÃE DURANTE A ALIMENTAÇÃO.


    UNIDADE DIDÁTICA 1. MUDANÇAS FISIOLÓGICAS


    UNIDADE DIDÁTICA 2. NECESSIDADES E RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS


    UNIDADE DIDÁTICA 3. TIPOS DE AMAMENTAÇÃO
    1. Amamentação materna
    2. Amamentação artificial


    UNIDADE DIDÁTICA 4. MODELO DE DIETA

    Resumo
    Espaço didático


    MÓDULO 5. DIETÉTICA E NUTRIÇÃO DO BEBÊ.


    UNIDADE DIDÁTICA 1. MUDANÇAS FISIOLÓGICAS


    UNIDADE DIDÁTICA 2. NECESSIDADES E RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS


    1. Bons hábitos alimentares
    2. A mamadeira
    Resumo
    Espaço didático


    MÓDULO 6. DIETÉTICA E NUTRIÇÃO DA CRIANÇA.


    UNIDADE DIDÁTICA 1. MUDANÇAS FISIOLÓGICAS


    UNIDADE DIDÁCTICA 2. PIRÂMIDE NUTRICIONAL INFANTIL


    UNIDADE DIDÁTICA 3. NECESSIDADES E RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS
    1. Bons hábitos alimentares

    UNIDADE DIDÁTICA 4. MODELO DE DIETA

    Resumo
    Espaço didático


    MÓDULO 7. DIETÉTICA E NUTRIÇÃO DO ADOLESCENTE.


    UNIDADE DIDÁTICA 1. MUDANÇAS FISIOLÓGICAS


    UNIDADE DIDÁTICA 2. MODIFICAÇÃO DOS COSTUMES E DOS HÁBITOS
    1. Necessidades e recomendações nutricionais
    • Bons hábitos alimentares


    UNIDADE DIDÁTICA 3. MODELO DE DIETA

    Resumo
    Espaço didático


    MÓDULO 8. DIETÉTICA E NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE.


    UNIDADE DIDÁTICA 1. MUDANÇAS FISIOLÓGICAS


    UNIDADE DIDÁTICA 2. MUDANÇAS SOCIOLÓGICAS


    UNIDADE DIDÁTICA 3. NECESSIDADES E RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS
    1. Bons hábitos alimentares
    2. Evitar a desnutrição


    UNIDADE DIDÁTICA 4. CONSELHOS PARA MANTER-SE ATIVO


    UNIDADE DIDÁTICA 5. MODELO DE DIETA


    Resumo
    Espaço didático


    PARTE 3. INTRODUÇÃO AO COACHING.


    MÓDULO 1. COACHING: CONCEITO, DISCIPLINA E HISTÓRIA.


    UNIDADE DIDÁTICA 1. CONCEITO DE COACHING


    1. Origen etimológica
    2. Definições
    10


    UNIDADE DIDÁTICA 2. HISTÓRIA DO COACHING


    1. Origens filosóficas
    2. Influências da Idade Moderna
    3. Século XIX: Stuart Mill, Kierkegaard e Nietzsche
    4. Correntes do século XX


    UNIDADE DIDÁTICA 3. DIFERENÇA ENTRE O COACHING E OUTRAS
    DISCIPLINAS


    1. Mentoring vs. Coaching
    2. Consultoria vs. Coaching
    3. Tutoria vs. Coaching
    4. Feedback vs. Coaching
    5. Avaliação vs. Coaching
    6. Terapia psicológica e psiquiátrica vs. Coaching
    Resumo
    Espaço didático


    MÓDULO 2. PERFIL DO COACH.


    UNIDADE DIDÁTICA 1. ATITUDES


    UNIDADE DIDÁTICA 2. ERROS MAIS COMUNS DO COACH
    Resumo
    Espaço didático


    MÓDULO 3. COACHEE: O PROTAGONISTA DO PROCESSO.


    UNIDADE DIDÁTICA 1. QUEM É O COACHEE?


    1. Características do coachee


    UNIDADE DIDÁTICA 2. ASPECTOS SOCIAIS E COGNITIVOS DO COACHEE
    Resumo
    Espaço didático


    MÓDULO 4. DISCIPLINAS DO COACHING.


    UNIDADE DIDÁTICA 1. DISCIPLINAS DO COACHING


    1. De acordo com o conteúdo
    • Coaching pessoal, de vida ou life coach
    • Coaching executivo ou estratégico
    • Coaching empresarial
    • Coaching nutricional
    • Coaching deportivo ou personal training
    • Coaching educativo, infantil e adolescente
    • Coaching familiar e de casais


    2. De acordo com o método
    • Coaching sistêmico
    • Coaching ontológico
    • Coaching com inteligência emocional
    • Coaching coercitivo
    • Coaching Wingwave


    3. De acordo com o modelo
    • Modelo Anglo-saxão e/ou americano: coaching pragmático
    • Modelo Sul americano ou chileno: coahcing ontológico
    • Modelo Europeu ou continental: coaching humanista
    Resumo
    Espaço didático


    MÓDULO 5. CÓDIGO ÉTICO E DEONTOLÓGICO DO COACHING.

    UNIDADE DIDÁTICA 1. CONSIDERAÇÕES DEONTOLÓGICAS E ÉTICAS DO
    COACHING


    1. Código ético e deontológico segundo a Internacional Coach Federation
    • Normas do código deontológico da ICF
    • Juramento de ética professional da ICF


    2. Código ético e deontológico segundo a Associação Espanhola de Coaching
    • Código ético e deontológico
    • Responsabilidades do coach
    • Âmbito de aplicação
    • Padrões de conduta ética
    • Compromisso ético
    Resumo
    Espaço didático


    MÓDULO 6. SESSÕES DE COACHING.


    UNIDADE DIDÁTICA 1. SOU COACH, POR ONDE COMEÇO?


    1. Metodologia


    UNIDADE DIDÁTICA 2. DESENVOLVIMENTO DE UMA SESSÃO DE COACHING


    1. Fase I: estabelecer a relação de coaching
    • Primeira sessão de coaching
    2. Fase II: planejar a ação
    3. Fase III: o ciclo de coaching
    4. Vase VI: avaliação e seguimento


    UNIDADE DIDÁTICA 3. PREDISPOSIÇÃO DE AVANÇAR DO COACHE


    1. Catalisadores de avanço
    2. Catalisadores paralisantes
    3. Aprendizagem no coaching
    • Níveis de aprendizagem


    UNIDADE DIDÁTICA 4. FIM DO PROCESSO DE COACHING


    1. Quando encaminhar um psicólogo ou psiquiatra?
    Resumo
    Espaço didático



    PARTE 4. FUNDAMENTOS DA NUTRIÇÃO.


    MÓDULO 7. CONCEITOS E DEFINIÇÕES.


    UNIDADE DIDÁTICA 1. BROMATOLOGIA


    UNIDADE DIDÁTICA 2. ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO


    1. Alimentação, alimentos e rações
    2. Nutrição e nutrientes
    3. Qual a relação entre a alimentação e nutrição?


    UNIDADE DIDÁTICA 3. DIETÉTICA, DIETA E NUTRICIONISTA


    UNIDADE DIDÁTICA 4. SAÚDE E DOENÇA


    Resumo
    Espaço didático


    MÓDULO 8. CLASSIFICAÇÃO DE ALIMENTOS E NUTRIENTES.


    UNIDADE DIDÁTICA 1. CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS


    UNIDADE DIDÁTICA 2. CLASSIFICAÇÃO DOS NUTRIENTES


    1. Macronutrientes
    2. Carboidratos ou glucídeos
    3. Lipídeos
    4. Proteínas
    5. Água
    6. Micronutrientes
    7. Vitaminas
    8. Minerais


    UNIDADE DIDÁTICA 3. GRUPOS DE ALIMENTOS


    1. Pirâmide de alimentação saudável
    2. Roda dos alimentos
    3. Prato para comer saudável
    Resumo
    Espaço didático


    MÓDULO 9. SISTEMA DIGESTIVO.


    UNIDADE DIDÁTICA 1. DEFINIÇÃO E GENERALIDADES


    UNIDADE DIDÁTICA 2. ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTIVO


    UNIDADE DIDÁTICA 3. DIGESTÃO
    Resumo
    Espaço didático


    MÓDULO 10. NECESSIDADES NUTRICIONAIS.


    UNIDADE DIDÁTICA 1. INTRODUÇÃO A BIOQUÍMICA


    1. Ligações covalentes
    2. Classificação das ligações covalentes
    3. Ligações de hidrogênio ou ponte de hidrogênio
    4. Forças hidrofóbicas
    5. Transformações celulares dos macronutrientes
    6. Carboidratos ou açucares
    7. Lipídeos ou gorduras
    8. Proteínas
    9. ATP ou TRIFOSFATO DE ADENOSINA


    UNIDADE DIDÁTICA 2. METABOLISMO

    1. Vias metabólicas


    UNIDADE DIDÁTICA 3. UNIDADES DE MEDIDA DA ENERGIA


    UNIDADE DIDÁTICA 4. VALOR CALÓRICO DOS ALIMENTOS


    1. Valor nutritivo e valor energético dos alimentos
    2. Medição do valor energético/calórico dos alimentos
    3. Medição direta
    4. Medição indireta
    5. Métodos teóricos


    UNIDADE DIDÁTICA 5. NECESSIDADES ENERGÉTICAS DE UM INDIVÍDUO
    SAUDÁVEL


    1. Gasto energético em repouso (GER)
    2. Gasto energético total (GET)
    3. Conselhos para acelerar o metabolismo basal
    Resumo
    Espaço didático


    MÓDULO 11. A DIETA.


    UNIDADE DIDÁTICA 1. CONCEITUALIZAÇÃO


    UNIDADE DIDÁTICA 2. DIETA EQUILIBRADA


    1. Elaboração de uma dieta equilibrada

    UNIDADE DIDÁTICA 3. MITOS EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA


    Resumo
    Espaço didático


    PARTE 5. APLICAÇÃO DO COACHING A NUTRIÇÃO


    MÓDULO 12. COACHING NUTRICIONAL


    UNIDADE DIDÁTICA 1. O QUE É O COACHING NUTRICIONAL?


    1. Objetivos do coaching nutricional
    2. Modelo tradicional de saúde vs. coaching nutricional
    3. Eficácia do coaching nutricional
    4. Hábitos dietéticos
    5. Obesidade
    6. Atividade física


    UNIDADE DIDÁTICA 2. ROL DE COACH NUTRICIONAL


    1. Habilidades comunicativas
    2. Ferramentas do coach nutricional
    Resumo
    Espaço didático


    MÓDULO 13. TÉCNICAS BÁSICAS DO COACHING NUTRICIONAL


    UNIDADE DIDÁTICA 1. DEFINIÇÃO DO OBJETIVO

    1. Método SMART


    UNIDADE DIDÁTICA 2. GESTÃO DAS EMOÇÕES

    1. Inteligência emocional segundo Daniel Goleman


    UNIDADE DIDÁTICA 3. PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA (PNL)

    1. Metamodelo de Richard Bandler y John Grinder


    UNIDADE DIDÁTICA 4. MINDFULNESS

    1. Mindful eating


    UNIDADE DIDÁTICA 5. MELHORA DA AUTOESTIMA


    1. Autoestima saudável


    UNIDADE DIDÁTICA 6. MOTIVAÇÃO E NOVOS HÁBITOS ALIMENTARES

    Resumo
    Espaço didático


    MÓDULO 14. MODELOS DE APLICAÇÃO E FERRAMENTAS DO COACHING.


    NUTRICIONAL


    UNIDADE DIDÁTICA 1. MODELOS DE APLICAÇÃO


    1. GROW
    2. OUTCOMES
    3. ACHIEVE


    UNIDADE DIDÁTICA 2. FERRAMENTAS


    1. Roda da vida
    2. Árvore de conquistas
    3. Reformulação
    Resumo
    Espaço didático

Outro curso relacionado com nutrição

  • Master's Degree Medical Laboratory Science

  • Centro: CEMP - Centre for European Master´s Programme
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  • Master's Degree Cosmetic Science

  • Centro: CEMP - Centre for European Master´s Programme
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  • M.A. International Healthcare Management

  • Centro: IU International University of Applied Sciences
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  • Licenciatura em Enfermagem

  • Centro: UALG - Universidade do Algarve
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  • Licenciatura em Ortoprotesia

  • Centro: UALG - Universidade do Algarve
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  • Pós-graduação em Gestão de Centros e Serviços para a 3º Idade

  • Centro: ISPI - Instituto Superior Politécnico Internacional
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  • Mestrado em Regulação e Avaliação do Medicamento e Produtos de Saúde

  • Centro: Universidade de Lisboa
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