Objectivos• Ministrar conhecimentos necessários ao diagnóstico, classificação, avaliação e intervenção em neuropsicologia educacional.
• Exploração de situações clínicas e conceptualização/ discussão de casos clínicos, com possibilidade de prática em contexto real de trabalho.
Dirigido aA Pós-Graduação em Neuropsicologia Educacional destina-se a estudantes universitários no último ano de Psicologia; Profissionais na área da Psicologia.
ConteúdoPLANO CURRICULAR OBRIGATÓRIONeuroanatomia• Generalidades • Anatomia craniana• Barreira Neuro-encefálica• Circulação Sanguínea• Neuroanatomia• Anatomia Macroscópica do Sistema Nervoso Perturbações da Linguagem e da Comunicação• Fundamentos filo e sócio-genéticos da linguagem• Da comunicação verbal à não verbal• Fundamentos neuropsicológicos• Teorias da linguagem – do gesto à palavra• Fundamentos da filogénese da linguagem• Formas de avaliação dinâmica• Da avaliação à intervençãoPerturbações do Espectro do Autismo• Modelos de intervenção.• Perturbações do espectro do autismo: História e atualidade.• Diagnóstico, prevalência e prognósticoDificuldades de Aprendizagem na Leitura e Escrita• Princípios orientadores do processo de aprendizagem da leitura e da escrita.• Fatores etiológicos, das dificuldades de aprendizagem.• Problemas sociais, comportamentais e emocionais, da dificuldade de aprendizagem.Perturbações da Aprendizagem• Características semiológicas, Avaliação e Intervenção: - Dislexia - Disortografia - DiscalculiaAvaliação Neuropsicológica na Criança e no Adolescente• Psicometria na avaliação neuropsicológica• Entrevista de avaliação e administração de testes neuropsicológicos• Instrumentos de avaliação neuropsicológica - Intelectual - Memória - Funções executivas - Atenção - Linguagem - Percepção - Lateralidade• Análise de protocolos de avaliação neuropsicológica da criança e adolescente• Estrutura e redacção de um relatório de avaliação neuropsicológicaNecessidades Educativas Especiais e Classificação Internacional de Funcionalidade• Necessidades educativas especiais - Enquadramento das necessidades educativas especiais - Decreto-Lei n.º 3/2008 - Programa Educativo Individual • Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) - Enquadramento da CIF - Apresentação do material - Articulação e aplicação da CIF - Análise e discussão de casos práticosIntervenção Neuropsicológica• Intervenção com programas informatizados • CogWeb® KidsPLANO CURRICULAR INTEGRADO - CURSOS(Os alunos que frequentam esta Pós-Graduação podem frequentar os cursos mencionados abaixo gratuitamente)Curso Avançado de Hiperatividade com Défice de Atenção: Avaliação e Intervenção• Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) - Perspetiva histórica e evolução do conceito - Definição - Prevalência - Co-morbilidades - Etiologia - Impacto nos vários contextos - Principais características das crianças com PHDA• Avaliação Psicológica - Critérios de diagnóstico (DSM-IV-TR e CID-10) e subtipos de PHDA - Avaliação de diagnóstico• Anamnese e entrevistas semi-estruturadas• Escalas de avaliação dos comportamentos de PHDA (rating scales)• Avaliação neuropsicológica das funções executivas e dos processos de atenção• Observação direta do comportamento• Avaliações complementares• Intervenção Terapêutica Multi-Modal - Intervenção farmacológica - Intervenção cognitivo-comportamental - Intervenção psicossocial - Aplicabilidade de medidas educativas especiaisCurso Avançado de Sobredotação e Rendimento Superior: Conceito, Avaliação e Intervenção• Introdução teórica à sobredotação e rendimento superior: - Definição do conceito – o que significa ser sobredotado? Como se diferencia de outros conceitos próximos? - Principais modelos explicativos da sobredotação e implicações práticas dos mesmos - Características dos alunos sobredotados - Mitos associados à sobredotação • Sinalização e avaliação da sobredotação - Cuidados e problemas na avaliação da sobredotação - Fases, estratégias, instrumentos e informantes-chave no processo de avaliação - O caso específico da identificação precoce da sobredotação • Intervenção na sobredotação e no talento - Medidas legislativas de apoio à sobredotação - Tipos e modelos de atendimento educativo para alunos sobredotados - O papel dos agentes educativos diretos (família e escola) e das associações de apoio - Projetos e iniciativas em desenvolvimento• Análise de casos práticosCurso Prático em Avaliação e Intervenção Neuropsicológica nas Necessidades Educativas Especiais• Avaliação e Intervenção Neuropsicológica na Deficiência Mental - Introdução aos problemas de necessidades (educativas) especiais - Abordagem topográfica e abordagem funcional. Análise Experimental Aplicada do Comportamento - Conceito de Inteligência e de deficiência mental - Avaliação: materiais (WISC, WAIS, Matrizes Raven), procedimentos, perfis e assessment - Dislexias, Discalculias. Disortografia - Definição de objetivos, planeamento e procedimentos de intervenção neuropsicológica nestes domínios• Avaliação e Intervenção Neuropsicológica nas Perturbações Psicomotoras - Problemas de coordenação motora e equilíbrio estático e dinâmico - Psicomotricidade fina - Praxias e apraxias: ideomotora e ideatória - Avaliação e intervenção reabilitativa nestes domínios• Avaliação e Intervenção Neuropsicológica na Sobredotação - Conceito de sobredotação. Discussão - Desequilíbrios entre desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento socio-moral: os dilemas kolbergianos e o Wason Selection Task - Perturbações de humor - Competências sociais - Diferenciação pedagógica