ObjectivosDe uma forma geral, pode-se dizer que os cuidados paliativos constituem-se dentro de quatro dimensões fundamentais e inter-relacionadas que passam pelo controlo sintomático, o trabalho multidisciplinar, o apoio à família ou pessoas significativas e uma comunicação sustentada entre os profissionais e o referido foco de atenção, doente/família.
Tendo em especial atenção o desenvolvimento e impacto da prestação de cuidados de saúde a populações cuja longevidade tem vindo a aumentar, urge clarificar a necessidade de formação avançada no seio dos cuidados continuados e paliativos.
O pragmatismo da legislação em vigor refere a preparação sólida e diferenciada dos vários grupos profissionais que estão presentes na gestão e prática destes cuidados.
Muitas instituições e associações recomendam o acompanhamento do progresso dos estudos dos profissionais que exercem funções nas áreas de cuidados paliativos, quer na formação graduada, pós-graduada ou especializada.
Dirigido aLicenciados na área da Saúde, Ciências Sociais e afins.
ConteúdoPrincípios dos Cuidados Paliativos, Cuidar e Tratar ao Longo do Ciclo Vital, Controlo de Sintomas, A Dimensão Ética dos Cuidados Paliativos, A Morte em Cuidados Paliativos, As Competências dos Profissionais em Cuidados Paliativos, Apoio do Serviço Social em Cuidados Paliativos, Enquadramento Político e Social dos Cuidados Paliativos, Investigação em Cuidados Paliativos e Projeto/Prática Clínica.