ObjectivosFormar quadros especializados na gestão e administração de estabelecimento de ensino proporcionando: As bases da teoria organizacional escolar e da administração dos sistemas educativos; O conhecimento e a capacidade de reflexão crítica sobre a organização e funcionamento do sistema educativo português, em particular dos ensinos básico e secundário; O contacto directo com alguns instrumentos da gestão escolar, desenvolvendo competências de comunicação e gestão de conflitos.
Dirigido aLicenciados em Educação de Infância e Professores do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário profissionalizados, possuidores de Licenciatura e/ou Especialização e 5 anos de Serviço Docente;
TitulaçãoPós-Graduação em Administração e Gestão Escolar
ConteúdoAdministração e Gestão Escolar
Esta pós-graduação visa desenvolver estratégias de administração e gestão escolar e dotar os professores do Ensino Básico e Secundário de competências de organização. A promoção de conhecimento actualizado sobre a realidade dos conselhos executivos das escolas do Ensino Básico e Secundário é uma condição sem a qual não é possível exercer de forma correcta e abrangente as funções de gestão de uma instituição escolar.
Unidades curriculares:
- Políticas e Estratégias do Sistema Educativo Português
- Concepção, Gestão e Avaliação de Projectos Educativos
- Administração e Gestão das Organizações Educativas
- Metodologia de Investigação em Educação
- Currículo e Gestão Curricular
- Contabilidade, Gestão Financeira Escolar e Informática
- Gestão de Comportamentos Organizacionais
- Direito e Procedimentos Administrativos
- Metodologia da Investigação / Seminário de Projecto