Assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas
ObjectivosApreender e compreender o funcionamento do sistema mediático a partir do ângulo daqueles que precisam de o utilizar com eficiência no exercício de funções profissionais;
· Conhecer as tecnologias e inovações essenciais nas áreas da comunicação e do marketing.
· Aprofundar os conceitos e as metodologias referentes a comunicação de crise, comunicação empresarial, comunicação e marketing político
Dirigido aProfissionais de Comunicação e Marketing que pretendam melhorar as suas competências.
Recém-licenciados que pretendam uma especialização em assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas.
Técnicos de comunicação em geral.
· Profissionais de gabinetes de comunicação ou imprensa de empresas, de câmaras municipais, de instituições públicas e privadas, desde que possuidores de uma licenciatura ou um grau afim[1].
· Vereadores e pessoas similares com responsabilidade nas áreas da comunicação;
ConteúdoUm curso que esteve na base de emprego para uns e de maior sucesso profissional para outros.
Com este curso, a ESJ pretende contribuir para que cada aluno adquira conhecimentos de saber fazer para uma profissão nas áreas da comunicação, do marketing e de relações públicas.
Metodologia Inovadora
Mais do que o aprender tradicional importa a compreensão do funcionamento das coisas e dos fenómenos.
Quem compreende sabe fazer e encontrar as melhores soluções.
Aulas
As aulas decorrem de forma híbrido, presencial e/ou com a possibilidade de serem frequentadas online.
Metodologia
Mais que a teoria privilegia-se a experiência.
Mais que o saber abstrato, importa o saber fazer.
Mais que aprender, interessa compreender as coisas, os fenómenos e os atos vendo todas as dimensões.
Quem compreende é capaz de construir soluções e de ser líder.
Mais que assistir pretende-se a participação proactiva.
Mais que técnicos queremos formar líderes.
Destinatários
Profissionais de Comunicação e Marketing que pretendam melhorar as suas competências.
Recém-licenciados que pretendam uma especialização em assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas.
Técnicos de comunicação em geral.
Avaliação
Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e um trabalho livre e escrito (ensaio) no final do curso e defendido em aula. Das duas notas resulta a nota final numa ponderação de 70% para o trabalho final e 30% de avaliação contínua. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 12 valores; bom, de 13 a 14 valores; muito bom, de 15 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores.
Saberes e Competências
Transmitir os conhecimentos mais avançados de comunicação e de marketing.
Aprofundar temas específicos do dia-a-dia da comunicação, do marketing e das relações públicas.
Realizar workshops, nomeadamente sobre construir o discurso e o falar em público e media training.
Módulos
Módulo I - COMUNICAÇÃO, ESTRATÉGIA E GESTÃO
Conceptualização de Comunicação: teorias e funções. Paul Watzlawick e Dominique Wolton.
Principais axiomas desde os anos 50 do Séc. XX. Os cinco cenários da comunicação.
Mensagem e imagem em comunicação.
Estratégias de comunicação. Estratégia e tática. Funções das estratégias.
Como elaborar planos estratégicos de comunicação.
Comunicação e gestão inteligente. A comunicação gere-se. Conceitos de gestão.
O papel da comunicação em sistemas de gestão inteligente.
Comunicação e gestão de situações de crise. Conceitos. Fases. Gabinete. Estratégias.
Módulo II - COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL INTERNA E EXTERNA. PROTOCOLO
Comunicação Organizacional. Revisão de conceitos.
Comunicação Externa. Conceito e desafios.
Os Canais de comunicação externa e a eficiência da comunicação.
O Protocolo como instrumento de Comunicação Externa.
Introdução ao Protocolo – A imagem e a simbologia oficial (Bandeira e Hino).
Presidência e precedências – Aplicação da Lei nº40/2006.
Comunicação Interna. Definição e desafios da comunicação interna.
O contexto e os atores, identificação e extra expectativas
Canais de Comunicação Interna, vantagens e desvantagens.
Fluxos da comunicação e a evolução para a comunicação colaborativa e participativa.
Comunicação colaborativa, que canais utilizar?
Plano de Comunicação Interna, monitorização e avaliação.
Módulo III - COMUNICAÇÃO POLÍTICA E CAMPANHAS ELEITORAIS
Comunicação política.
Comunicação dos governos.
Comunicação Municipal. Exemplos e especificidades.
A Comunicação nas campanhas eleitorais.
Os vários tipos de campanha eleitorais.
O diagnóstico do espaço eleitoral.
Segmentação do espaço eleitoral.
Objetivos. Mensagem (slogan), imagem, discurso.
Opções estratégicas e o lugar da batalha.
O(s) candidato(s).
Modelo organizacional de campanha.
Plano de campanha.
Módulo IV - COMUNICAÇÃO: JORNALISMO E ASSESSORIA
Os jornalistas querem é notícias\".
Jornalistas e assessores: uma relação (im)possível.
A interdependência; o conflito, o jornalês; o \'vai-e-vem\' entre jornalistas e assessoria.
Enquadramento ético-legal.
Estratégias de sedução.
“Os jornalistas adoram crises de comunicação\".
Analógicas e digitais.
Como reagir perante as crises. A preparação das crises. Análise de casos.
\"A primeira mentira é dizer que não se mente\": o spinning da informação.
Porquê o spinning. As ferramentas de spinning.
As fake news como spinning digital. Análise de casos.
O press release: a filosofia do press release. As melhores técnicas.
O press release e o jornalês.
O press release digital. Analise de casos e realização de exemplos práticos.
Módulo V - MARKETING ORGANIZACIONAL E MARKETING DIGITAL
Tendências e Evolução do Marketing.
Marketing 1.0; Marketing 2.0. Marketing 3.0.
Marketing 3.0 e a era da participação.
Tecnologia da nova vaga.
“OS DEZ PECADOS MORTAIS DO MARKETING”– de PHILIP KOTLER.
O Marketing como instrumento/ferramenta da comunicação
A comunicação de marketing.
Comunicação integrada de marketing.
O Marketing como um processo social
Métricas do marketing
Plano de Marketing – do objetivo à ação.
Caso prático.
Elaboração de um plano de marketing.
Módulo VI - RELAÇÕES PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
Conceito, objectivos e tipos de eventos.
Fases de organização de eventos.
Check-list geral de planeamento.
Planeamento logístico, gestão de recursos e orçamentos.
Análise de custos e proveitos.
Divulgação.
Instrumentos de controle e coordenação.
Comunicar: Press Release, Press Kit, Conferência de Imprensa, Press Clipping.
Casos práticos e simulações.
Módulo VII - CONSTRUIR O DISCURSO, FALAR EM PÚBLICO E MEDIA TRAINING
Tipos e modelos e discursos. A mensagem e o discurso. Valores das palavras.
Expressão corporal. Linguagem gestual. Argumentação. As emoções e os sentimentos.
A elaboração do discurso.
A voz. O tom. A dicção. A sonoridade. O ritmo.
A postura do orador. O tempo do discurso.
Exercícios de expressão corporal, de linguagem gestual, de dicção e ritmo.
Gravação individual de entrevistas em áudio e vídeo e respetiva análise.
Segunda gravação individual com desafio de correção de fragilidades.
Gravação de discurso em áudio e vídeo e respetiva análise em grupo.
Ensaio Final - ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO ENSAIO FINAL
O principal objetivo do ensaio final (dissertação) consiste em proporcionar aos alunos o aprofundar dos seus conhecimentos, capacidades, competências e aptidão no contexto do ciclo de estudos.
Saberes e Competências
Transmitir os conhecimentos mais avançados de comunicação e de marketing.
Aprofundar temas específicos do dia-a-dia da comunicação, do marketing e das relações públicas.
Realizar workshops, nomeadamente sobre construir o discurso e o falar em público e media training.
Condições de inscrição
Licenciatura na área das ciências sociais ou equivalente.
O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).
Documentos necessários
Currículo vitae
Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão
Certificado de habilitações e respetiva classificação final
Candidato com habilitação estrangeira, enviar certificado com escala de avaliação utilizada
Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular