1º MÓDULO:
Avaliação psicológica – Conceitos e contexto
a. Contextualização: o passado, o presente e o futuro da avaliação psicológica
b. Modelos e domínios da avaliação psicológica
c. Princípios éticos e deontológicos implicados na avaliação psicológica
d. A complementaridade da avaliação clínica e da avaliação estruturada com base em instrumentos
e. A avaliação como um processo e os passos conducentes à emissão de diagnóstico
2º MÓDULO:
A entrevista como técnica de avaliação
a. A entrevista global de avaliação/classificações, vantagens e limitações
b. A entrevista clínica
c. A entrevista estruturada DSM e a sua adequação
d. A entrevista motivacional
e. A entrevista de anamnese
f. A entrevista de exame de estado mental
3º MÓDULO:
CURSO PRÁTICO EM INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA - A AVALIAÇÃO MULTIAXIAL
a. A avaliação multi-axial segundo Achenbac
b. Entrevista semi-estruturada para crianças e adolescentes (SCICA)
c. Inventários (YSR, TRF e CBCL) e análise de convergências/divergências
d. Grelha de observação (DOF)
e. Análise integrada dos resultados da avaliação multi-axial de Achenbach
4º MÓDULO:
CURSO PRÁTICO O DESENHO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO
a. Contextualização histórica e epistemológica
b. Interpretação do desenho quanto: forma, conteúdo, simbolismo da cor, simbolismo da distribuição espacial
c. O jogo como ferramenta de avaliação
d. As histórias como ferramenta de avaliação
e. As narrativas e a análise estrutural do discurso
f. Análise integrada dos resultados provenientes de diferentes técnicas de avaliação da criança e adolescente
5º MÓDULO:
CURSO PRÁTICO EM AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NA CRIANÇA
a. Apresentação d Escala de Avaliação do Desenvolvimento Mental de Griffiths
b. Sessão prática de avaliação da criança
c. Elaboração de relatório de observação e avaliação
6º MÓDULO:
CURSO PRÁTICO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA – Avaliação projetiva
a. Roberts Apperception Test for Children (RATC) – aplicação e codificação
b. Análise interpretativa (qualitativa e quantitativa) do RATCc.
7º MÓDULO:
CURSO PRÁTICO EM AVALIAÇÃO COGNITIVA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
a. Matrizes de Raven – Apresentação, Aplicação e Interpretação
b. Apresentação da Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças (WISC-III)
c. Administração da Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças (WISC-III)
d. Cotação da Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças (WISC-III)
e. Protocolo de uma criança em idade escolar.
f. Protocolo de um adolescente.
g. Elaboração de relatório de observação e avaliação cognitiva (WISC-III).
8º MÓDULO:
AVALIAÇÃO DO FUNCIONAMENTO GLOBAL
a. Personalidade (NEO-PI-R)
b. Ansiedade (STAI)
c. Emoções (TAS-20)
d. Estilo interpessoal (EVA)
e. O relatório de avaliação psicológica
9º MÓDULO:
AVALIAÇÃO CLÍNICA PSIQUIÁTRICA – DEPENDÊNCIAS QUÍMICAS
a. Os parâmetros a avaliar
b. Construção/Condução da entrevista
c. Entrevista com outros significativos
d. O auto-registo
e. Avaliação quantitativa e provas biológicas
f. Análise funcional
10º MÓDULO:
AVALIAÇÃO FORENSE CRIMINAL
a. Avaliação de vítimas de crime
b. Avaliação de ofensores criminais
11º MÓDULO:
Avaliação neuropsicológica
a. Neurofisiologia do sistema nervoso central
b. A entrevista estruturada de Luria
c. Avaliação neuropsicológica de Luria-Nebraska
d. Exames complementares
12º MÓDULO:
Análise e discussão de casos
a. Apresentação, análise e discussão de um trabalho prático realizado pelos formandos