Objectivos- Adquirir as aptidões necessárias para criar projetos publicitários em consonância com as necessidades da sociedade da informação e da comunicação.
- Conhecer as bases teóricas do mundo da publicidade.
- Desenvolver projetos de realização a partir do estúdio e análise de experiências reais no âmbito publicitário.
- Usar conceitos chave da teoria estética e visual para projetos de realização.
- Refletir de forma crítica e construtiva sobre as fraquezas, oportunidades e forças de diferentes projetos publicitários.
- Conhecer a estrutura do sector audiovisual e entender as mudanças que se estão a verificar entre os sectores das telecomunicações, audiovisual e informática de consumo.
- Conhecer as possibilidades de difusão que oferecem as novas tecnologias aos novos criadores no âmbito da distribuição audiovisual.
- Compreender as mudanças sociais e económicas que alimentam as novas formas de consumo audiovisual, assim como os seus efeitos sobre os modelos e volume de negócio.
- Aprender a definir, planificar e entender as necessidades das marcas.
- Dominar as diferentes linguagens publicitárias.
Dirigido a- Estudantes de comunicação audiovisual;
- Estudantes de publicidade;
- Profissionais de publicidade;
- Profissionais do audiovisual.
ConteúdoA passagem de uma economia industrial a uma economia global do conhecimento e informação gerou uma mudança nos modelos produtivos e da comunicação. O nascimento dos novos meios on-line, sobretudo na internet, e o impacto das redes sociais trouxeram drásticas mudanças ao mundo da publicidade e da comunicação. Novos desafios requerem uma nova visão criativa, multidisciplinar assim como profissionais preparados, tanto tecnicamente como culturalmente. O que nos leva à pergunta: o que é, realmente, a publicidade? O que lhe subjaz? Inovação e surpresa ou precisamente o oposto? Os publicitários usam o poder do mito e do simbolismo para criar marcas de sucesso. Mitos ou simbolismos que povoam a mente humana, que podem ser encontrados em todas as nações, civilizações, e até mesmo em sociedades tribais ou primitivas. "A mitologia é a canção do universo - música que dançamos mesmo quando não somos capazes de reconhecer a melodia" (Campbell)