A Pós-Graduação em Comunicação Aumentativa e Alternativa, da infância à idade adulta destina-se a estudantes universitários do último ano de Terapêutica da Fala, bem como a profissionais na área da Terapia da Fala.
Toda a potencialidade de desenvolvimento do ser humano reside na capacidade de comunicar e interagir com os outros. As alterações da comunicação diminuem não só a qualidade de vida dos afetados, mas também a sua capacidade de adquirir conhecimentos, interpretá-los e transmiti-los, impedindo muitas vezes a sua integração social e desenvolvimento pessoal. As crianças, jovens e adultos com dificuldades em expressar-se, debatem-se com sérias limitações aos níveis da autonomia pessoal e familiar, encontrando-se a maior parte das vezes votadas à solidão, ao isolamento; desenvolvem um sentimento de impotência perante o meio, dado a impossibilidade de agirem sobre ele, sentindo que os outros os subestimam, que falam sem os terem em conta, que tomam decisões em seu lugar, e assim, vão perdendo o interesse no diálogo, tendo enormes dificuldades na sua relação com o meio envolvente.
À medida que vão acumulando fracassos, vão desistindo de tentar arriscar, aprendendo assim a serem totalmente dependentes dos outros, adotando cada vez mais uma atitude passiva (Passividade Aprendida).
Nos casos em que a fala não constitui o canal principal do processo comunicativo é necessário proporcionar um SAAC. Somos ardentes defensores e promotores da Comunicação Aumentativa/Alternativa, e não duvidamos da eficácia e potencialidade desta intervenção, pois ao promovermos capacidades comunicativas e linguísticas em pessoas incapacitadas, tornamo-las capazes de interagir, comunicar, expressar necessidades e sentimentos, de partilhar experiências e informações.
Após a conclusão da formação os formandos poderão desempenhar as atividades profissionais de:
Poderão intervir em várias áreas e instituições: