ConteúdoA revitalização do setor da construção a que se assiste no momento atual justifica a pertinência e utilidade de uma Pós-Graduação em Direção de Obra.
O Diretor de Obra é uma das mais clássicas e emblemáticas funções do Engenheiro no setor da construção. É um técnico devidamente habilitado, integrado no quadro técnico da empresa de construção a quem incumbe assegurar a execução da obra, que responde perante o diretor de fiscalização da obra, cumprindo o projeto de execução e, quando aplicável, as condições de licença ou comunicação prévia, no respeito pelas normas legais e regulamentares em vigor.
Atualmente, um Diretor de Obra é alguém crescentemente direcionado para a vertente de otimização temporal e económica da empreitada, mantendo-se concentrado nos pormenores técnicos da mesma.
A Pós-graduação é composta por 10 unidades curriculares, abrangendo as principais vertentes da Direção de Obra, nomeadamente a preparação inicial da obra, a gestão de recursos produtivos, o controlo de custos, de prazos e de qualidade, bem como a gestão do ambiente e da segurança e saúde no trabalho.