Pós-graduação em Educação Especial - Domínio em Intervenção Precoce na Infância
ObjectivosEsta pós-graduação permite proporcionar aos formandos de conhecimentos e competências na prática profissional na área de Educação Especial, no domínio de Intervenção Precoce, tendo por base uma perspetiva inclusiva e centrada na família e vem colmatar uma lacuna importante na formação especializada de técnicos que são colocados nas equipas dos agrupamentos de referência para a IPI, criados ao abrigo do Dec-Lei 3/2008.
Além disso, visa capacitar os formandos a intervir nas práticas que dizem respeito ao atendimento a crianças com NEE ou em risco com idades compreendidas entre os 0 e 6 anos e suas famílias.
Dirigido aEsta pós-graduação destina-se a Educadores de Infância com ou sem especialização, Professores do 1º Ciclo de Ensino Básico, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos, Técnicos de Serviço Social e outros profissionais envolvidos em Projectos de Intervenção Precoce na Infância.
TitulaçãoCertificado de Formação Pós-graduada
ConteúdoMódulo I - Evolução Histórica e Enquadramento Legal da Educação Especial Breve perspectiva histórica da evolução das práticas segregadoras, integradoras e inclusivas
Educação Especial em Portugal: Evolução, objetivos e princípios e aspetos legislativos
Conceito de Necessidades Educativas Especiais (NEE)
NEE: Classificação, tipologia, categorias e prevalência
Organização e Funcionamento da Educação Especial de acordo com a aplicação do atual Decreto-Lei nº 3/2008, de 7 de Janeiro
Módulo II - Evolução Histórica e Legal de Intervenção Precoce
Contributos teóricos e empíricos para a evolução dos serviços centrados na família: Modelos explicativos do Desenvolvimento e evolução dos programas de Intervenção Precoce
Conceitos fundamentais em Intervenção Precoce
Intervenção Precoce em Portugal: enquadramento legal
Módulo III - A Criança em Risco
Conceito de risco numa perspectiva de desenvolvimento
Perspectivas sociológicas sobre crianças em risco
Eficácia da Intervenção Precoce para crianças em risco ou com NEE
Programas de política social e educacional para intervenção em situações de risco
Padrões de desenvolvimento normal e atípico das crianças dos 0 aos 6 anos de idade
Módulo IV - Modelos e Práticas em Intervenção Precoce
O Sistema Nacional de Intervenção Precoce (SNIPI): organização e funcionamento
Critérios de elegibilidade em Intervenção Precoce: crianças em risco biológico, estabelecido e ambiental (aprovados pela Comissão Nacional do SNIPI)
Equipas Locais de Intervenção Precoce (ELIS): estrutura e funções
Procedimentos das ELIS: sinalização, encaminhamento, avaliação, intervenção e documentos de referência
O trabalho de equipa em intervenção precoce
Modelos de equipa em IPI
Competências de comunicação e relação interpessoal em IP
Módulo V. Das Práticas de Intervenção Precoce centradas na Crianças às Práticas centradas na Família
Parte 1. A Importância da Família na Intervenção Precoce na Infância
Teorias desenvolvimentais sistémicas
Modelo de intervenção centrado na família e na comunidade
Conceito da família e o papel dos factores de risco e de protecção
O conceito de centrado na família
As relações família-profissionais num modelo centrado na família
Parte 2. Contributos do Plano Individual de Apoio à Família (PIIP)
O PIIP na Intervenção Precoce na Infância
Operacionalização dos modelos centrados na família: necessidades e prioridades da família, forças e recursos da família, estilos de funcionamento da família e práticas de ajuda eficaz
Construção do PIIP: a importância do trabalho em equipa
Análise e estudos de caso em Intervenção Precoce na Infância
Módulo VI - Implicações da CIF e CIF-CJ na Intervenção Precoce
Utilidade da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: versão para crianças e jovens (CIF-CJ) no contexto da intervenção precoce na infância e educação especial
O contributo da CIF para a elegibilidade de Intervenção Precoce na Infância
Exemplos práticos
Módulo VII - Práticas de Intervenção Precoce baseada nas Rotinas
Conceitos de envolvimento, independência, interações sociais e satisfação das famílias, segundo o modelo de McWilliam
Construção do Ecomapa
Entrevista baseada nas rotinas
Visitas domiciliárias
Papel do mediador de caso
Estudos de caso
Módulo VIII - Avaliação da Criança em Intervenção Precoce na Infância
Limitações da avaliação tradicional
Novas perspetivas da avaliação da Criança em IPI: a Perspectiva Ecológica, centrada na família e baseada num trabalho de equipa transdisciplinar
Instrumentos de avaliação em IPI
Princípios da Avaliação em IP
Práticas recomendadas no processo de avaliação em IP
A importância da participação da família na avaliação da criança e o conceito de empowerment
Instrumentos de avaliação utilizados na IPI
Módulo IX - TIC e Educação Precoce
O papel das tecnologias de informação e de comunicação na Intervenção Precoce na Infância
A rede de centros de recursos TIC para a Educação Especial e Intervenção Precoce
Software e outros materiais de apoio para crianças com NEE
Módulo X - Educação Parental na IPI
Educação para a diferença, educação emocional e educação parental na IPI
Programas de formação parental e emocional no âmbito das Necessidades Especiais
Competências sociais, emocionais e comportamentais
Módulo XI - Metodologias de Investigação em Educação
O itinerário da investigação
Metodologias quantitativas
Metodologias qualitativas
Apresentação e discussão da investigação