Pós-Graduação em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor
ObjectivosProporcionar conhecimentos científicos e pedagógicos a professores, educadores de infância e outros profissionais que lhes permitam intervir junto de alunos com necessidades educativas especiais.
Dirigido aLicenciados em Educação de Infância e Professores do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário profissionalizados, possuidores de Licenciatura e/ou Especialização e 5 anos de Serviço Docente. Os docentes com menos de 5 anos de serviço poderão igualmente candidatar-se, no entanto o curso não poderá ser considerado formação especializada. Licenciados de outras áreas com interesse em aprofundar conhecimentos neste domínio.
TitulaçãoEspecialista em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor
ConteúdoEducação Especial — Domínio Cognitivo e Motor
A Pós-Graduação em Educação Especial com Especialização no Domínio Cognitivo e Motor vai ao encontro do desenvolvimento de processos de intervenção adequados às características e necessidades de cada contexto educativo e muito especificamente de cada aluno.
Independentemente da sua condição física, intelectual ou cultural, todas as crianças têm direito a uma educação plena, inovadora e potenciadora das suas capacidades. A inovação e a mudança, quer das práticas pedagógicas, quer das atitudes face ao processo de ensino/aprendizagem, podem constituir, promovidas por professores e educadores, a base de uma escola verdadeiramente inclusiva que, mantendo a preocupação da igualdade de oportunidades, proporcione o sucesso educativo e escolar dos(as) alunos(as) com necessidades educativas especiais, tanto em contexto educativo como em contexto social.
O Curso de Pós-Graduação/Especialização em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor tem como objectivo de proporcionar a professores de todos os níveis de ensino e educadores conhecimentos científicos e pedagógicos que lhes permitam intervir junto de alunos com necessidades educativas especiais.
Unidade curricular:
- Avaliação Educacional, Organização e Desenvolvimento Curricular
- Sistema Educativo e Educação Especial numa Perspectiva de Escola Inclusiva
- Metodologia de Investigação em Educação
- Desenvolvimento e Aprendizagem
- Modelos Processos e Perturbações do Desenvolvimento Cognitivo
- Aquisição e Desenvolvimento da Comunicação e da Linguagem
- Desenvolvimento e Distúrbios no Domínio Emocional e da Personalidade
- Problemas de Surdez numa Perspectiva Educativa e Sócio-Antropológica
- Problemas Visuais: Baixa Visão e Cegueira
- Problemas Neuro-Motores: Conceitos e Características
- Sobredotação: Conceito e Intervenção Educativa
- Intervenção Precoce: Modelos; Modalidades e Organização de Programas de Intervenção
- Intervenção Educativa de Carácter Funcional e Transição Para a Vida Activa
- Utilização de Tecnologias de Apoio em Contexto Pedagógico e Sistema de Apoio à Comunicação
- Problemas Neuro-Motores: Avaliação e Organização de Programas de Intervenção
- Organização e Avaliação de Programas de Intervenção Educativa junto de Crianças e Jovens com Multideficiência e Surdocegas
- Dificuldades de Aprendizagem: Conceitos e Modelos de Apoio à Aprendizagem
- Problemas Mentais: Identificação e Intervenção Educativa
- Seminários e Projecto de Investigação-Acção ou Estudo de Caso na Área de Especialização: Domínio Cognitivo e Motor