Pós-Graduação em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor

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Pós-Graduação em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor

  • Objectivos Proporcionar conhecimentos científicos e pedagógicos a professores, educadores de infância e outros profissionais que lhes permitam intervir junto de alunos com necessidades educativas especiais.
  • Dirigido a Licenciados em Educação de Infância e Professores do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário profissionalizados, possuidores de Licenciatura e/ou Especialização e 5 anos de Serviço Docente. Os docentes com menos de 5 anos de serviço poderão igualmente candidatar-se, no entanto o curso não poderá ser considerado formação especializada. Licenciados de outras áreas com interesse em aprofundar conhecimentos neste domínio.
  • Titulação Especialista em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor
  • Conteúdo Educação Especial — Domínio Cognitivo e Motor
    A Pós-Graduação em Educação Especial com Especialização no Domínio Cognitivo e Motor vai ao encontro do desenvolvimento de processos de intervenção adequados às características e necessidades de cada contexto educativo e muito especificamente de cada aluno.

    Independentemente da sua condição física, intelectual ou cultural, todas as crianças têm direito a uma educação plena, inovadora e potenciadora das suas capacidades. A inovação e a mudança, quer das práticas pedagógicas, quer das atitudes face ao processo de ensino/aprendizagem, podem constituir, promovidas por professores e educadores, a base de uma escola verdadeiramente inclusiva que, mantendo a preocupação da igualdade de oportunidades, proporcione o sucesso educativo e escolar dos(as) alunos(as) com necessidades educativas especiais, tanto em contexto educativo como em contexto social.

    O Curso de Pós-Graduação/Especialização em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor tem como objectivo de proporcionar a professores de todos os níveis de ensino e educadores conhecimentos científicos e pedagógicos que lhes permitam intervir junto de alunos com necessidades educativas especiais.


    Unidade curricular:

    - Avaliação Educacional, Organização e Desenvolvimento Curricular
    - Sistema Educativo e Educação Especial numa Perspectiva de Escola Inclusiva
    - Metodologia de Investigação em Educação
    - Desenvolvimento e Aprendizagem
    - Modelos Processos e Perturbações do Desenvolvimento Cognitivo
    - Aquisição e Desenvolvimento da Comunicação e da Linguagem
    - Desenvolvimento e Distúrbios no Domínio Emocional e da Personalidade
    - Problemas de Surdez numa Perspectiva Educativa e Sócio-Antropológica
    - Problemas Visuais: Baixa Visão e Cegueira
    - Problemas Neuro-Motores: Conceitos e Características
    - Sobredotação: Conceito e Intervenção Educativa
    - Intervenção Precoce: Modelos; Modalidades e Organização de Programas de Intervenção
    - Intervenção Educativa de Carácter Funcional e Transição Para a Vida Activa
    - Utilização de Tecnologias de Apoio em Contexto Pedagógico e Sistema de Apoio à Comunicação
    - Problemas Neuro-Motores: Avaliação e Organização de Programas de Intervenção
    - Organização e Avaliação de Programas de Intervenção Educativa junto de Crianças e Jovens com Multideficiência e Surdocegas
    - Dificuldades de Aprendizagem: Conceitos e Modelos de Apoio à Aprendizagem
    - Problemas Mentais: Identificação e Intervenção Educativa
    - Seminários e Projecto de Investigação-Acção ou Estudo de Caso na Área de Especialização: Domínio Cognitivo e Motor
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