Estrutura do Curso
a) O plano de estudos é composto por um currículo único, com a duração de dois semestres escolares.
b) As diversas sessões de aulas incluem ciclos de seminários e conferências e, ainda, um seminário de supervisão de projectos, no caso da disciplina de Elaboração, Desenvolvimento e Avaliação de Projectos de Intervenção na Área da Educação Especial.
c) A escolaridade total é de 300 horas, sendo alguns trabalhos realizados via plataforma de e-learning do ISCIA, com acompanhamento tutorial e trabalho colaborativo.
d) Os estudantes, para além de pequenos trabalhos solicitados pela sequência das diversas sessões de formação, são avaliados pela realização de um trabalho escrito relativo a cada uma das disciplinas que compõe as formações geral e específica.
e) O curso conclui-se com a elaboração, desenvolvimento e avaliação de um projecto de intervenção na área da Educação Especial.
f) Os estudantes não poderão faltar a mais de um terço da formação total, sendo obrigatório que exista frequência em todas as componentes de formação.
Plano Curricular
Formação Geral
Métodos e técnicas de investigação e análise em educação
Desenvolvimento curricular e diferenciação pedagógica
Formação Específica
Modelos de organização curricular em educação especial
Diagnóstico, avaliação e intervenção em educação especial
Nueropsicologia das dificuldades da comunicação e da linguagem
Necessidades educativas especiais e perturbações da linguagem escrita
Necessidades educativas especiais e perturbações da linguagem oral
Ajudas técnicas e adaptações tecnológicas para as NEE's no domínio da comunicação, linguagem e/ou fala
Formação para projectos
Elaboração, desenvolvimento e avaliação de projectos de intervenção na área da comunicação, linguagem e fala