Pós-graduação em Educação Especial

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Pós-graduação em Educação Especial

  • Objectivos A presente proposta formativa visa capacitar os profissionais das áreas da Psicologia, Educação e Saúde de competências teórico-práticas suscetível de assegurar uma resposta educativa de qualidades, junto de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais em contexto familiar, escolar e social.
  • Dirigido a Esta pós-graduação destina-se a Educadores de Infância com ou sem especialização, Professores do 1º Ciclo de Ensino Básico e Secundário, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos, Animadores Socio-Culturais, Técnicos de Serviço Social, Estudantes finalistas das referidas áreas e outros profissionais envolvidos que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.
  • Titulação Certificado de Formação Pós-Graduada
  • Conteúdo Módulo I. Evolução Histórica e Enquadramento Legal da Educação Especial
    Breve perspectiva histórica da evolução das práticas segregadoras, integradoras e inclusivas
    Educação Especial em Portugal: Evolução, objetivos e princípios e aspetos legislativos
    Conceito de Necessidades Educativas Especiais (NEE)
    NEE: Classificação, tipologia, categorias e prevalência
    Organização e Funcionamento da Educação Especial de acordo com a aplicação do atual Decreto-Lei nº 3/2008, de 7 de janeiro

    Módulo II. Alunos em “Risco Educacional”

    Módulo III. Respostas Educativas a Alunos com NEE: Dificuldades de Aprendizagem

    Módulo IV. Respostas Educativas a Alunos com NEE: Cegueira e Baixa Visão

    Módulo V. Respostas Educativas a Alunos com NEE: Deficiência Auditiva/Surdez

    Módulo VI. Respostas Educativas a Alunos com NEE: Deficiência Cognitiva/Motora

    Módulo VII. Respostas Educativas a Alunos com NEE: Autismo

    Módulo VIII. Respostas Educativas a Alunos com NEE: Sobredotação

    Módulo IX. Intervenção e Avaliação dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais
    Processo de avaliação/intervenção: referenciação das NEE
    Planificação e aplicação de instrumentos: o PEI (Programa Educativo Individual) e PIT (Plano Individual de Transição)
    Respostas Educativas: construção e organização de modelos curriculares individuais adequados à especificidade dos alunos com NEE
    Operacionalização da CIF (Classificação Internacional e Funcionalidade) no Processo de Diagnóstico, Avaliação e Intervenção em alunos com NEE

    Módulo X. Tecnologias de Apoio para Alunos com NEE

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