Inscrições Abertas
1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
Em qualquer parte em formato e-Learning
2. DESTINATÁRIOS
Habilitações mínimas: Licenciatura. Educadores de Infância, Professores, Psicólogos, Técnicos de Reabilitação, Técnicos de acção Educativa, Assistentes Sociais, Animadores Sócio – Culturais e outros profissionais que atuem na área de educacional ou pretendam vir a investir nesta área.
3. SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Exercer docência na área da educação inclusiva (anteriormente designada por NEE / Educação Especial) em entidades de ensino particulares;
- Concursos em Autarquias com projetos educativos no âmbito da Educação Inclusiva / Educação Especial;
- Ministrar formação profissional ao nível de cursos EFA (educação e formação de adultos), de níveis B3 (9 º ano) e NS-Nível secundário (12º ano), desde que possua além da sua licenciatura o CAP (certificado de aptidão profissional);São exemplos destes cursos com unidades de formação de curta duração (UFCD) 25 horas a 50 horas na área da educação especial/educação inclusiva, os cursos de Auxiliar de Ação Educativa e Técnico de Ação Educativa, entre outros;
- Prestar apoio pedagógico na área da Educação Inclusiva.
Exemplos de UFCD que poderá ministrar:
- Crianças com Necessidades Específicas de Educação;
- Formas de Intervenção Precoce em Crianças com Necessidades Específicas de Educação;
- Intervenção Pedagógica em Crianças com Necessidades Específicas de Educação;
- Atividades Pedagógicas com Crianças com Necessidades Específicas de Educação;
- Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais.
NOTA: Para concorrer ao concurso nacional de professores, aos grupos 910 / 920 (Educação Especial) deverá realizar uma Pós-Graduação acreditada pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua - Universidade do Minho).
4. OBJETIVO GERAL
No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à Educação Inclusiva.
Esta Formação Avançada Pós-Universitária surge como resposta à inquestionável importância da temática da Educação Inclusiva, designação que vem substituir a anteriormente utilizada “Necessidades Educativas Especiais (NEE)” e, à emergente procura de profissionais devidamente atualizados e especializados nesta área, ao abrigo dos novos decretos-lei nº 54/2018 e nº 55/2018, de 6 de julho.
5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender a integração da Educação Inclusiva, no contexto desenvolvimental;
- Contextualizar o processo de identificação de medidas de suporte à Aprendizagem e Inclusão;
- Identificar Medidas de suporte à Aprendizagem e à Inclusão, recursos específicos e níveis de intervenção;
- Promover a adoção de comportamentos de Educação Inclusiva, por parte dos pais, escola, e todos os contextos de vida, na intervenção junto de crianças.
6. PLANO CURRICULAR
Módulo 1: Educação Inclusiva (Enquadramento Legal) (20 horas)
Módulo 2: Objetivos da Educação Inclusiva (32 horas)
Módulo 3: Público-alvo da Educação Inclusiva e Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (32 horas)
Módulo 4: Constituição e Competências da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (8 horas)
Módulo 5: Processo de Identificação de Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão (20 horas)
Módulo 6: Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão, Recursos Específicos e Níveis de Intervenção (62 horas)
Módulo 7: Pais ou Encarregados de Educação - Direitos e Deveres (10 horas)
Módulo 8: Participação das Famílias e Comunidade, na Educação Inclusiva (6 horas)
Módulo 9: Projeto final (70 horas)
7. CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.