ObjectivosFerramentas para a compreensão do fenómeno da integração supranacional, em geral, e da integração europeia, em particular. Abordagem multifacetada das matérias incluídas no plano curricular, com disciplinas políticas, jurídicas, económicas, sociais e culturais. Enquadramento das instituições da União Europeia, processos de decisão e instrumentos jurídicos. Tratamento dos fenómenos de integração económica que têm prevalecido ao longo da história da construção europeia. Os aspectos de integração política que têm sido desbravados após a celebração do Tratado de Maastricht. A componente social da integração europeia: as liberdades de circulação e os direitos que assistem às pessoas. Novos domínios da intervenção supranacional (ambiente, protecção dos consumidores, cultura, educação, mobilidade estudantil e profissional). Flexibilidade curricular para incorporar temas de actualidade que sejam o produto de desenvolvimentos recentes do processo de integração europeia.
Dirigido aOs destinatários naturais deste curso são bacharéis ou licenciados: Na área da Economia, Direito, Relações Internacionais, Gestão, Sociologia, História, Estudos Europeus e outras áreas das Ciências Sociais, interessados em aprofundar os conhecimentos das temáticas europeias. Quadros de empresas. Funcionários de autarquias locais. Jornalistas e profissionais da comunicação social. Professores de ensino básico e secundário. Alunos estrangeiros ao abrigo da mobilidade de estudantes.
TitulaçãoPós-graduado em Estudos Europeus
Conteúdo
APRESENTAÇÃO
A Universidade Fernando Pessoa (UFP) foi uma das universidades pioneiras na inclusão da disciplina de Introdução aos Estudos Europeus no plano curricular de todas as licenciaturas. A extensão à pós-graduação consolida a tradição que a UFP foi construindo.
No panorama actual do ensino universitário, em que a aposta recai nos estudos de especialização após o ciclo de graduação, a pós-graduação pretende aprofundar os conhecimentos em temas relacionados com a construção europeia. Reconhecendo a visibilidade crescente da integração europeia, e que os desígnios nacionais dependem cada vez mais das decisões tomadas pelas instituições da União Europeia, a acuidade do tema anda de braço dado com a progressão do processo de construção europeia.
O curso de pós-graduação é aberto a um público heterogéneo: uma mistura de alunos com conhecimentos de base acerca do funcionamento da União Europeia e de alunos desprovidos desses conhecimentos. No primeiro semestre do curso serão leccionadas disciplinas que desenvolvem os alicerces da União Europeia. O segundo semestre compreende disciplinas específicas, permitindo um tratamento aprofundado de temas de actualidade que interessam ao desenvolvimento da construção europeia. É considerada a possibilidade de leccionar em inglês, em sessões tutoriais, consoante o leque de estudantes inscritos na pós-graduação.
PLANO DE ESTUDOS
1º semestre
Teorias e História da Integração Europeia
Instituições e Direito da União Europeia
Integração Monetária Europeia
Política Externa e Segurança
Cidadania e Assuntos Internos
Direito e Política Social
2º semestre
Integração Supranacional e Nacionalismos
Comércio e Cooperação Internacional
Fundos Estruturais e Gestão de Projectos
Consumidores e Ambiente
Educação e Mobilidade Profissional