Pós-Graduação em Formação de Formadores em Trauma, Emergência e Catástrofe
ObjectivosPretende-se que no final do curso de Formação de Formadores em Emergência Trauma e Catástrofe, os formandos que concluam com aproveitamento devam ser capazes de:
Distinguir os sistemas de formação, bem como as competências do formador e o seu papel nos diversos contextos formativos, através de:
Caracterização dos sistemas de formação adequados á formação em Trauma Emergência e Catástrofe;
Discriminação das competências exigíveis ao formador nos cursos em que intervém;
Auto-avaliação face ao perfil de competências desejável.
Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação, através da:
Definição de objectivos pedagógicos, em termos operacionais;
Escolha e aplicação dos métodos e das técnicas pedagógicas mais adequados aos objectivos, ao público-alvo e ao contexto de formação;
Selecção, concepção e adequação dos recursos didácticos em suportes diversificados, em função da estratégia pedagógica adoptada;
Construção e aplicação de instrumentos de avaliação, em função dos objectivos que foram previamente definidos, que permitam verificar e controlar os resultados da aprendizagem, a Eficiência e a eficácia da formação;
Elaboração de um plano de sessão de formação;
Estabelecimento de uma relação pedagógica facilitadora dos processos de aprendizagem.
Aquisição de competências teórico práticas nas áreas de Emergência Trauma e Catástrofe com o Objectivo de possuir um suporte Teórico Pratico facilitador das necessidades para exercer as funções de formador nas áreas atrás citadas no Instituto de Treino em Emergência.
Dirigido aLicenciados em Enfermagem.
ConteúdoPós-Graduação em Formação de Formadores em Trauma, Emergência e Catástrofe
UC I – MÓDULO I – MODELOS DE CONCEPÇÃO DE CURSOS
Objectivos Pedagógicos, Gerais e Específicos
Conteúdos Programáticos
Modalidades, Metodologias e Técnicas de Formação
Definição de Materiais e Recursos Pedagógicos
Metodologias de Avaliação
Carga Horária e Cronogramas
Documentação de Suporte.
Definição dos Grupos de trabalho e respectivas tarefas a cumprir.
UC II – FORMAÇÃO EM EMERGÊNCIA
Via-Aérea Avançada
Electocardiografia Avançada
Emergências Cardio Pulmonares
AVC
Síndrome Coronário Agudo
Princípios de Ventilação Mecânica
Princípios de Ventilação não Invasiva
Algoritmos em SBV
Algoritmos em DAE
Algoritmos em SAV
Algoritmos Peri-Paragem
Farmacologia em Emergência I
UC III – FORMAÇÃO EM TRAUMA
Cinemática do Trauma
Via-Aérea Difícil
Choque
Neurotrauma
Trauma Torácico
Trauma Abdominal
Trauma Musculo Esquelético
Avaliação Primária e Secundária do Politraumatizado
Radiologia em Trauma
Centros de Trauma
Farmacologia em Emergências II
Meios auxiliares de Diagnóstico
UC IV – FORMAÇÃO EM MEDICINA DE CATÁSTROFE
Generalidades em Catástrofe
O Sistema Americano
O Sistema Anglo Saxónico
O Sistema Português
Sistemas de Triagem Primária
Sistemas de Triagem Secundária
Organização no Terreno
Nuclear Radiológico e Químico
Matérias perigosas
UC V – FORMAÇÃO EM GESTÃO DE CRISES
Metodologias de Formação ITE
Exercícios Práticos em Trauma
Exercícios Práticos em Emergência
Exercícios Práticos em Catástrofe
UC VI – SEMINÁRIO APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS FINAIS
Apresentação dos trabalhos finais em Seminário
UC VII – FORMAÇÃO DE TUTORES ONLINE
A plataforma de e-Learning
Regras de comunicação online
Introdução ao e-Learning
Tipos de comunicação e interacção online
Papéis e competências do e-tutor
Interacções nos Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA)
e-Actividades & e-Conteúdos
Planeamento de um curso (Plano de Aprendizagem)
Desenhar o curso na plataforma de e-Learning.
O Roteiro de Aprendizagem
UC OPCIONAL
CURSO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES EM “The Difficult Airway Course”
CURSO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES EM “Advanced Pediatric Life Support”
Outro curso relacionado com urgências médicas e sanitárias