Dirigido aRecém-licenciados em busca de conhecimentos práticos para abraçar uma profissão de futuro na área do desporto.
Profissionais e quadros técnico-administrativas dos clubes que pretendam melhorar os seus conhecimentos e competências.
Membros das direções dos clubes que pretendam especializar-se nas matérias do Curso.
Colaboradores de clubes desportivos, sociedades desportivas, ligas profissionais, federações desportivas
ConteúdoO Jornalismo na área desportiva tem especificidades em termos de conhecimentos e prática que importa ter em conta e aprofundar para garantir profissionais de levada competência.
A comunicação, bem como o marketing, no desenvolvimento dos fenómenos desportivos e para a afirmação dos clubes é essencial. A comunicação 360º exige uma visão estratégica e um conjunto de conhecimentos avançados que importa ter em conta.
Metodologia Inovadora
Ativa e participativa, mais que aprender pretende-se que os alunos compreendam os fenómenos e fiquem a saber-fazer.
Aulas
As aulas decorrem de forma híbrido, presencial e/ou com a possibilidade de serem frequentadas online.
Avaliação
Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e um trabalho livre e escrito (ensaio) no final do curso e defendido em aula. Das duas notas resulta a nota final numa ponderação de 70% para o trabalho final e 30% de avaliação contínua. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 12 valores; bom, de 13 a 14 valores; muito bom, de 15 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores.
Módulo I JORNALISMO
Três eixos essenciais do módulo:
As regras, as ferramentas e as práticas do jornalismo em geral e do jornalismo desportivo em particular.
Os aspetos sociais, culturais, políticos, económicos, legais e éticos do jornalismo na atualidade.
Os desafios da cultura geral e da visão estratégica e sistémica indispensáveis ao jornalista.
Conteúdos
O jornalismo na atualidade principais desafios e dificuldades
A competência básica de informar, analisar e comentar a atualidade
Ética e deontologia profissional face às linhas editoriais de cada órgão de comunicação
Compreender o sistema mediático, em especial o que se diz respeito ao mundo do desporto.
A investigação jornalística
O jornalista de análise e de opinião
O papel dos media no mundo do desporto
A escrita, a palavra e a imagem
Direito desportivo e código deontológico.
Géneros jornalísticos
O Digital e os Novos Media
O essencial do Jornalismo de Rádio, TV e Jornal.
Comunicação
Concetualização teórica / científica e prática
Elementos da história da comunicação organizacional
Da comunicação analógica à comunicação 360º
Comunicação das Organizações / Clubes
Comunicação mediática, digital e por meios próprios:
Da comunicação interna à externa.
Como elaborar e vantagens de um plano de comunicação de um clube
Como organizar e funções de um gabinete de comunicação num clube
Técnicas de entrevistas e elaboração de mensagens. Mensagem e imagem num clube.
Caso prático: O que querem os jornalistas de um clube e o que podem fazer por ele, cumprindo o Código Deontológico a que estão sujeitos. Como deve um clube lidar com os jornalistas.
Módulo II ESTRATÉGIAS
Concetualização
Estratégia, visão e missão num clube
História da estratégia de Sun Tsu à teoria dos Jogos
Teorias estratégicas: a relação, a competitividade e a coopetição
Estratégia e tática face a objetivos existentes
Estratégias e liderança integral:
Princípios e técnicas de liderança
Caso prático: Os passos de um plano estratégico de um clube
Módulo III COMUNICAÇÃO INTERNA E GESTÃO INTELIGENTE NUM CLUBE
Da importância da comunicação interna
Como tornar eficiente a comunicação interna num clube: técnicas e meios a utilizar
Noções de gestão
Modelos de gestão dos anos 80 à atualidade
O modelo de gestão inteligente e o papel da comunicação interna
O papel dos técnicos e assessores de comunicação no processo de gestão de um clube
A Transformação Digital num clube e a sua importância para a comunicação e para a gestão
A comunicação em situações de crise na vida de um clube
Caso prático: Como elaborar um plano de transformação digital num clube
Módulo IV MARKETING DIGITAL DESPORTIVO
Da importância e fundamentos do marketing
Termos, siglas e conceitos. O digital versus o tradicional
O que é o marketing digital e a sua aplicação num clube
Como criar e afirmar a marca de um Clube
Dos atributos tangíveis e intangíveis da marca à logo marca
O relacionamento da marca com o consumidor
Evolução do Comportamento do Consumidor e o Neuromarketing
O Marketing na vida de um clube
Caso prático: Análise ao marketing pelas redes sociais de um clube
Módulo V GESTÃO E COMUNICAÇÃO EM SITUAÇÕES DE CRISE NA VIDA DE UM CLUBE
As crises na vida das organizações, empresas e clubes
Da história de gestão de crises
As causas e origens das crises e as suas tipologias
Os princípios de gestão de uma situação de crise
Do risco extremo a máxima oportunidade nas situações crises
O papel da comunicação em situações de crise
As 12 principais estratégias de gestão e comunicação de crise
Caso prático: Resolução concreta de uma situação de crise num club
Módulo VI MARKETING DESPORTIVO
O que é o marketng desportivo
O contexto
O plano de marketing
Patrocinadores / Sponsers
Vantagens do Marketing Desportivo
Módulo VII LIDERANÇA E GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS NUM CLUBE
A gestão dos Recursos Humanos no quadro global da gestão
Estratégia Organizacional e Gestão de Recursos Humanos
O processo de escolha de pessoas
Definição e análise de funções
Acolhimento e Integração de novos Colaboradores
O processo de socialização
Acolhimento e manual de acolhimento
O processo de desenvolver pessoas
Avaliação do desempenho
Quem deve fazer a avaliação?
Métodos de avaliação de pessoas
O que motiva as pessoas?
Estratégias motivacionais
Objetivos e funções de GRH
Módulo VIII DIREITO DO DESPORTO
Consagração Constitucional do Desporto
Organização pública do desporto
Internormatividade desportiva e Homo Sportivus
Ordenamento jurídico desportivo
Elementos constitutivos do ordenamento desportivo
Dissonâncias da internormatividade
A multidimensionalidade do desporto
Ordenamento do Estado Versus Ordenamento Desportivo
Ordenamento da União Europeia versus Ordenamento Desportivo
O dirigente desportivo à face da Lei
Módulo IX GESTÃO ORÇAMENTAL E FINANCEIRA NO DESPORTO
Consagração Constitucional do Desporto:
Os riscos do ciclo do dinheiro nas empresas
Funções do Departamento Financeiro
Gestão de Tesouraria
Gestão de Riscos Financeiros
Relação com Investidores
Relação entre risco e retorno
Balanço
Demonstração de resultados
Demonstração de fluxos de caixa
O que é a alavancagem?
O que são os ativos?
O que são os instrumentos financeiros?
Fontes de Informação Financeira:
balanço.
demostração de resultados.
demostração de fluxos de caixa.
KPI - Key Performance Indicators.
Cálculo de Análise Cash- Flow
Avaliação da empresa
Fundo de maneio
Módulo X PLANEAMENTO, COORDENAÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS DESPORTIVOS
Planear, promover e organizar eventos desportivos
Como realizar o contacto com clientes (pessoa física ou jurídica) para divulgar os serviços de marketing
O projeto
O evento desportivo
Gestão do evento desportivo
Elementos de qualidade
Gestão de fornecedores e compras para oferecer serviços de qualidade
O Empreendedorismo aplicado ao desporto
Módulo XI AS NOVAS TENDÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
O que é a comunicação 360º e como praticá-la
O que é e a função do Storytelling
Neuromarketing e comunicação
Neuromarketing e gestão
Os Big data nos clubes
As emoções inteligentes na comunicação e no marketing – comunicação emocional
A comunicação integral como meio para alcançar objetivos e obter resultados
Caso prático: Construção do storytelling de um clube
Seminários PALCO DE DEBATE DOS TEMAS DA ATUALIDADE
As Novas Tendências na Gestão das SAD e dos Clubes
Técnicas de Falar em Público e Media Training
Debate com Dirigentes e Diretores Desportivos
Ensaio Final ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO ENSAIO FINAL
O principal objetivo do ensaio final (dissertação) consiste em proporcionar aos alunos o aprofundar dos seus conhecimentos, capacidades, competências e aptidão no contexto do ciclo de estudos.
Condições de inscrição
Grau superior com licenciatura ou equivalente.
O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).
Documentos necessários
Currículo vitae
Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão
Certificado de habilitações e respetiva classificação final
Candidato com habilitação estrangeira, enviar certificado com escala de avaliação utilizada
Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular