A Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) localizada em Valença, lançou este ano letivo de 2015/2016 a 7ª Edição da Pós-graduação em Gestão da Qualidade.
As candidaturas da 2ª fase (segunda fase) encontram-se abertas, e decorrem até ao dia 30 (trinta) de Novembro de 2015, sendo que o período de seleção e seriação dos candidatos será de 1 (um) a 7 (sete) de Dezembro de 2015. No dia 11 (onze) de Dezembro de 2015, serão publicados os resultados da seriação dos candidatos.
A Pós-Graduação em Gestão da Qualidade destina-se a quadros de empresas ou profissionais liberais que, no setor público ou privado, desempenhem funções executivas em empresas ou organizações, ou que pretendam adquirir e desenvolver os seus conhecimentos para, futuramente, poderem vir a trabalhar nesta área do conhecimento e obterem a certificação de Leaders for Excellence – level one, com reconhecimento oficial pela EFQM - European Foundation for Quality Management. Excecionalmente poderão também ser aceites candidatos que, não possuindo a formação superior anteriormente mencionada, sejam detentores de um curriculum vitae relevante
Plano de Estudos
UNIDADES CURRICULARES
HORAS
ECTS
Controlo Estatístico do Processo
32
5
Gestão da Qualidade
24
4
Informática Aplicada a Qualidade
24
3
Ferramentas da Qualidade
24
4
Fiabilidade e Manutenção
20
4
Gestão dos Equipamentos de Monitorização e Medição
16
3
Gestão da Segurança
32
4
Auditorias da Qualidade
40
6
Engenharia da Qualidade
20
5
Gestão de Projetos
20
4
Lean Management
24
4
Gestão da Qualidade Total
36
4
6 Sigma & Métodos de Taguchi
60
8
Gestão de Pessoas em Projetos
12
2
352
60
A Pós-graduação em Gestão da Qualidade tem como objetivo o desenvolvimento de competências especializadas na área da gestão da qualidade para além do mero conhecimento do referencial normativo NP EN ISO 9001:2008 e das sete ferramentas básicas da qualidade. É importante para nós ESCE, que os futuros técnicos e gestores da qualidade formados por nós tenham uma visão acima destas matérias e que consigam trabalhar com a filosofia lean, o modelo da EFQM e mesmo com a metodologia seis sigma e que consigam compreender as mais-valias da sua utilização. É muito importante que todas as organizações em Portugal independentemente da sua dimensão ou atividade desenvolvida (indústria transformadora, construção civil ou serviços), tenham um modelo de gestão de excelências (matéria que lecionada no modelo de EFQM) e que consigam ter uma filosofia lean implementada de forma a conseguir identificar e eliminar os seus desperdícios, recorrendo se necessário ao modelo DMAIC e/ou ferramentas do seis sigma.