Pós-Graduação em Gestão de Actividades Artísticas, Culturais e Educativas
ObjectivosEspecializar, através de uma formação desenhada para o efeito, licenciados ou bacharéis, em qualquer área, dando preferência aos de Educação e Artes, para a concepção, coordenação, execução, promoção e divulgação de actividades artísticas e culturais, numa dimensão educativa e/ou em contextos com finalidades educativas.
Proporcionar uma formação específica a profissionais que já se encontrem no terreno e que têm vindo a construir empiricamente o seu perfil funcional, mas sentindo, com a acção, necessidades de qualificação avançada.
Instituir um perfil funcional de auto-empregabilidade ligada à criação de micro-empresas e/ou à prestação de serviços em regime liberal às instituições deste sector produtivo.
Dirigido aBacharéis ou licenciados pelas instituições de ensino superior, portuguesas ou estrangeiras, em áreas artísticas ou no campo da história e teoria da arte, bem como nas áreas das ciências da educação e das ciências sociais. Podem ainda frequentá-la técnicos superiores de museus e outros profissionais que trabalhem na indústria da cultura e das artes, com currículo relevante.
TitulaçãoEspecialista em Gestão de Actividades Artísticas, Culturais e Educativas
ConteúdoApresentação
A constatação de que a maioria dos países da União Europeia se encontra a despertar para a realidade da afirmação económica e social das indústrias da cultura, da arte e do lazer, no sentido da criação de elos sociais entre os criadores, a formação artística, as instituições museológicas e performativas e os públicos, está hoje intimamente ligada à necessidade de formar profissionais com perfis adequados em que os pontos comuns são, visivelmente, a formação artística e cultural para a prática de animação e intervenção e a formação instrumental em gestão, com especialidades decorrentes das actividades a considerar, mas com bases teóricas genéricas que visam o desenvolvimento de capacidades de empregabilidade liberal e auto-empregabilidade e que, por isso, reforçam as competências de autonomia traduzidas no perfil do gestor e coordenador de organizações e actividades.