Objectivos Específicos
. Conhecer o contexto normativo em que se inserem os serviços sociais.
Identificar os fundamentos políticos, sociais, jurídicos e económicos implicados no sistema de gestão de Lares e Centros para a Terceira Idade.
. Aplicar eficazmente as técnicas e métodos mais comuns na gestão clínica.
Identificar a estrutura organizacional de uma empresa do sector relacionado com serviços de apoio à terceira idade. Conhecer os aspectos económico-financeiros necessários para gerir adequadamente um Lar ou Centro de Apoio à Terceira Idade.
. Compreender os princípios da gestão e direcção de Lares e Centros de Apoio à Terceira Idade.
Aplicar técnicas de Marketing úteis para potenciar o desenvolvimento de um Centro de Apoio à Terceira Idade. Conhecer os programas e serviços de intervenção mais adequados ao desempenho da gestão de qualidade na assistência à Terceira Idade.
Estrutura
MÓDULO I - Contexto Normativo dos Serviços para a Terceira Idade
1- Aspectos Normativos e Regulamentação dos Centros de Serviço Social
2- Tipologia dos Serviços Geriátricos
3- Políticas Sociais e de Acção Social. O Sistema de Protecção Social: A Assistência Social
MÓDULO II - 1 - A Gestão Empresarial em Lares e Centros para a Terceira Idade
1.1. A Estratégia Empresarial
1.1.1. Direcção estratégica e política da empresa
1.1.2. Análises externa e interna da empresa
1.1.3. Análises SWOT
1.1.4. Formulação e tomada de decisões estratégicas
1.1.5. O Plano estratégico
1.2. Estruturas Organizativas da Gestão de Lares e Centros de Acompanhamento à Terceira Idade
1.2.1. Visão. Missão empresarial. Cultura corporativa: valores
1.2.2. Modelos organizativos: estruturas clássicas funcionais e estruturas flexíveis matriciais
1.2.3. Centralização versus Descentralização
1.2.4. Modelos de gestão empresarial: EFQM de excelência empresarial
1.3. Os Sistemas de Informação na Gestão de Lares e Centros de Acompanhamento à Terceira Idade
1.3.1. Os quadros de pessoal
1.3.2. A gestão do conhecimento
1.3.3. A medição por objectivos
1.4. Estilos e Competências de Gestão aplicados aos Lares e Centros de acompanhamento à Terceira Idade
1.4.1. A gestão por objectivos
1.4.2. Comunicação, liderança e motivação
1.4.3. Trabalho em equipa
1.4.4. Técnicas de negociação e gestão de conflitos
Módulo III - A Gestão Económico-financeira de Lares e Centros de Acompanhamento à Terceira Idade
1.1. A Contabilidade como Sistema de Informação de Gestão
1.2. Os Resultados Contabilísticos: Balanço e Demonstração de Resultados
1.3. A Contabilidade Analítica
1.4. O Controlo Orçamental
1.5. A Fiscalidade na Empresa
1.6. A Gestão de Fornecedores
1.7. Os Processos de Facturação
1.8. A Gestão de Cobranças e Tratamento de Incobráveis
1.9. A Direcção de Desenvolvimento de Negócio de Lares, Centros e Serviços de Acompanhamento à Terceira Idade
2 - Estratégias de Negócio: Expansão, Diversificação, Diferenciação e Inovação
2.1. O Estudo de Mercado aplicado a Lares e Centros de Acompanhamento à Terceira Idade
2.1.1. O sistema de protecção social
2.1.2. A dependência
2.1.3. Os custos da dependência
2.2. O Estudo de Viabilidade de Projectos
2.2.1. A residência para a Terceira Idade
2.2.2. Os centros de dia
2.2.3. O serviço de apoio domiciliário
2.3. O Posicionamento do Negócio
2.4. O Investimento: Análises Económico-financeiras
3 - A Gestão de Recursos Humanos
3.1. A Planificação dos Recursos Humanos nos Centros de Acompanhamento à Terceira Idade
3.2. Políticas de Gestão de Recursos Humanos
3.2.1. Selecção e Negociação
3.2.2. Valoração de postos de trabalho
3.2.3. Adequação ao posto: perfis profissionais
3.2.4. Sistemas de valoração e retribuição
3.2.5. A formação
3.2.6. A protecção de dados
3.3. A Gestão Jurídico-Laboral
3.3.1. O estatuto dos trabalhadores
3.3.2. A convenção colectiva
3.3.3. A negociação colectiva
3.3.4. Os sindicatos
3.3.5. A concertação laboral
3.3.6. A prevenção de acidentes laborais
3.4. A Gestão de Pessoal
3.4.1. A Estrutura salarial
3.4.2. O sistema de Segurança Social
3.4.3. As sanções e o despedimento
3.4.4. Indemnizações
4 - A Gestão da Qualidade nos Lares e Centros
4.1. Sistemas de Gestão da Qualidade nos Centros de Acompanhamento à Terceira Idade
4.2. Políticas da Qualidade
4.3. Planificação de um Sistema de Garantia de Qualidade: Objectivos e Indicadores
4.4. O Compromisso da Direcção com a Qualidade nos Lares e Centros para a Terceira Idade
4.5. A Qualidade nos Serviços e Programas para Lares e Centros para a Terceira Idade
4.6. Inspecção e Controlo da Qualidade
5 - A Avaliação dos Programas