Esta Pós-Graduação disponibiliza aos seus participantes um conhecimento teórico e prático aprofundado dos conceitos, princípios e técnicas fundamentais de gestão de recursos humanos (GRH).
Tendo em consideração este propósito, o curso foi projetado em duas partes distintas: parte I – técnicas e ferramentas aplicadas ao longo do ciclo evolutivo da gestão de pessoa, e, parte II – processos individuais, grupais e sistémicos do comportamento organizacional.
A natureza da formação permitirá aos seus participantes um entendimento global e específico das práticas de GRH e ao mesmo tempo a aquisição de competências para os desafios e exercício de funções de gestão nas organizações.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Tendo em conta os destinatários deste curso, são prosseguidos os seguintes objetivos:
• Transmitir as mais recentes abordagens teóricas e suas aplicações práticas;
• Apresentar instrumentos de gestão de recursos humanos;
• Aquisição da linguagem e forma de pensar existentes no domínio da gestão de recursos humanos;
• Preparar especialistas nesta área estratégica de gestão das organizações;
Dirigido aA Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos - 2ª edição destina-se a pessoas licenciadas ou com grau equivalente legal, ou superior, com ou sem formação académica em Recursos Humanos.
ConteúdoPLANO CURRICULAR OBRIGATÓRIOPARTE I – TÉCNICAS E FERRAMENTAS APLICADAS AO LONGO DO CICLO EVOLUTIVO DA GESTÃO DE PESSOAS1º MÓDULODescrição e Análise de Funções: Noções Chave e Procedimentos• Relevância do processo de análise de funções para a gestão integrada de recursos humanos; • Definição e conceitos chave;• Execução do processo de descrição e análise de funções; • Ferramentas úteis para o processo de descrição e análise de funções; 2º MÓDULORecrutamento e Seleção de Pessoas: Perspetivas, Estratégias e Métodos• O recrutamento e seleção de pessoas no âmbito da gestão estratégica de recursos humanos; • O processo de recrutamento; • O processo de seleção;3º MÓDULOFormação e Desenvolvimento• Formação e desenvolvimento: conceito e princípios gerais;• Fatores que estimulam (ou não) a atividade de formação;• Modelo sistémico da atividade de formação;• Atividades envolvidas num processo de formação;4º MÓDULOMódulo de Gestão e Avaliação do Desempenho• Gestão e avaliação do desempenho no contexto da gestão de recursos humanos;• Abordagens conceptuais ao desempenho;• Gestão e avaliação do desempenho: objetivos gerais e específicos, fontes, periodicidade, métodos e instrumentos de avaliação, tendências emergentes;• Valências de reflexão sobre o processo: erros e distorções associados, formação de avaliadores; 5º MÓDULOMódulo de Gestão de Retribuições e Recompensas• Gestão de retribuições e recompensas: objetivos, pressupostos e princípios gerais;• Estruturação de um sistema de retribuições e recompensas: estrutura e componentes; • Eficácia de um sistema de retribuições e recompensas; SEMINÁRIODesenvolvimento e realização de Entrevistas Comportamentais Estruturadas de SeleçãoPARTE II – PROCESSOS INDIVIDUAIS, GRUPAIS E SISTÉMICOS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL6º MÓDULOGestão do Stress Ocupacional• Stress Ocupacional – conceito, antecedentes e causas;• Modelos de stress ocupacional;• Respostas ao stress;• Programa de intervenção de stress; 7º MÓDULOGestão de Grupos/Equipas de Trabalho nas Organizações• Grupos/Equipas: desenvolvimento dos grupos nas organizações, tomada de decisão, eficácia, gestão de conflitos e liderança;8º MÓDULOLiderança• Liderança (conceito e teorias); • Liderança: motivação, empreendedorismo, cultura organizacional e inovação; 9º MÓDULOComunicação na Organização• Fundamentos da comunicação;• A comunicação no estabelecimento da relação interpessoal;• Comunicação verbal e não verbal;• Estratégia pessoal de comunicação e comunicação para grupos/em público;• Falhas na comunicação;• Comunicação: inteligência emocional, liderança e networking;10º MÓDULOGestão de Conflitos• Conflitos (definição e tipos);• O processo do conflito;• Técnicas de resolução de conflitos;• A negociação e a mediação;• A comunicação na gestão de conflitos;SEMINÁRIOConceptualização e operacionalização de processos e práticas de gestão do conhecimento organizacional